[weglot_switcher]

“Cancelo e Bernardo Silva lideram o presente do futebol português”

O Observatório do Futebol incluiu João Cancelo e Bernardo Silva na lista dos vinte jogadores que mais valorizaram o seu valor de comercial desde que a época desportiva começou. Ao Jornal Económico, o analista Luís Cristóvão diz se o rendimento de ambos em campo corresponde à valorização divulgada.
11 Dezembro 2018, 07h30

Os futebolistas portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram incluídos pelo CIES – Observatório uma lista dos 20 futebolistas que valorizaram mais o seu valor comercial, desde o início da atual época desportiva, nas cinco melhores primeiras ligas da Europa. Ambos destacaram-se por terem valorizado, em conjunto, 76,2 milhões de euros.

“Cancelo e Bernardo Silva serão, a par de Cristiano Ronaldo, os elementos que lideram, em termos de qualidade e influência, o presente do futebol português”, sublinhou o analista e comentador de futebol Luís Cristóvão ao Jornal Económico, quando convidado a comentar a inclusão dos dois internacionais lusos na lista do CIES.

João Cancelo, lateral direito e colega de Cristiano Ronaldo na Juventus, é a segunda maior referência da lista do CIES sendo o segundo futebolista com a maior valorização absoluta, entre o dia 1 de setembro e o dia 1 de dezembro deste ano.

Cancelo, jogador formado no Benfica e que passou pelos espanhóis do Valência antes de se transferir, este ano, para a heptacampeã italiana, Juventus, viu o seu valor passar de 27,8 milhões de euros para 74,2 milhões de euros. O jogador, que chegou a ser emprestado pelo Valência ao Inter de Milão, na última época, só foi superado pelo avançado inglês Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, que passou de 9,7 milhões para os 87,9 milhões de euros (um valor de mercado que disparou 806%, quando o valor de Cancelo só cresceu 167%).

“A época do Cancelo tem sido impressionante”, resumiu Luís Cristóvão quando questionado se o rendimento desportivo do português corresponde à avaliação do Observatório do Futebol.

“Seja a jogar pela direita ou pela esquerda, é um lateral muito ofensivo e que, ao serviço da Juventus, parece encontrar o enquadramento e a confiança que procurava nos últimos tempos. É muito jovem, tem um talento imenso e joga numa equipa com grande ambição. Claramente, é um jogador em processo de valorização e creio fazer todo o sentido a avaliação que lhe é feita”, comentou o analista de futebol.

Já sobre Bernardo Silva, um dos homens do ‘City’ Pep Guardiola, Luís Cristóvão disse que se trata de “um jogador que já tinha um enorme valor de mercado”.

O extremo direito, que tal como Cancelo foi formado no clube da Luz, foi jogador do Mónaco, onde venceu o campeonato francês, e milita, agora, no Manchester City, onde também já conta com uma Premier League no currículo. “Daí que a sua evolução, mantendo-se constante, não será tão surpreendente”, analisou.

Bernardo Silva é, para o CIES, o sexto jogador que mais valorizou o seu valor de mercado, de 98,8 milhões de euros para 128,6 milhões – atrás de Thilo Kehrer, dos franceses do PSG, e à frente do senegalês Sadio Mané, do Liverpool.

“É uma figura essencial para o City do Guardiola, um forte candidato ao título nacional e na Liga dos Campeões”, afirmou Cristóvão.

Para o analista e comentador de futebol, a qualidade de ambos os jogadores portugueses não passa despercebida na Europa, sendo que na seleção nacional também se afirmam: “É notório também que foram duas peças centrais do sucesso de Portugal na fase de grupos da Liga das Nações”.

À dimensão individual de cada um soma-se o nível coletivo das respetivas equipas e, por isso, o também autor do podcast “Linha Lateral” disse que “não seria de espantar ver as duas equipas [Juventus de Cancelo e o City de Silva] cruzarem-se na final da Champions“.

 

Nota: Quem mais valorizou desde o início da época? Veja aqui o top10 dos jogadores que mais valorizaram o seu valor absoluto de mercado, segundo a lista do CIES divulgada na segunda-feira.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.