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Portal da Queixa recebeu 25 mil denúncias em 2023

Segundo o Portal da Queixa, “entre os dias 1 de janeiro e 15 de dezembro de 2023, recebeu 24.696 reclamações, um crescimento na ordem dos 37%”.
18 Dezembro 2023, 16h13

O Portal da Queixa recebeu, este ano, perto de 25 mil reclamações relacionadas com burlas online, um crescimento de 37% em relação ao período homólogo de 2022.

Segundo o Portal da Queixa, “entre os dias 1 de janeiro e 15 de dezembro de 2023, recebeu 24.696 reclamações”, superando os valores do período homólogo do ano passado, “onde se verificaram 10.058 queixas”.

“Indicam os dados analisados, este ano, o valor total estimado em prejuízos já ultrapassa os cinco milhões de eurosum valor médio de 364 euros”, informou o Portal da Queixa.

O principal motivo de queixa apresentado, gerando 57,8% das reclamações inseridas em situações de burla, é a não execução dos pedidos de reembolso. Outro motivo apontado pelos burlados está relacionado com os problemas no contacto/resposta da marca, a acolher 7% das queixas.

Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, lamentou o aumento de casos na plataforma e defende a promoção da literacia digital entre os consumidores.

“A falta de literacia digital na sociedade portuguesa já é equivalente ao problema do analfabetismo de há 40 anos e não atinge apenas os mais velhos. De acordo com a OCDE, em Portugal, um em cada três alunos de 13 anos de idade não possui competências digitais básicas”, destacou Pedro Lourenço.

 

 

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