[weglot_switcher]

Portugal e Espanha têm condições para manter crescimento acima da média da União Europeia

Analistas dizem que política monetária e reformas feitas durante a crise vão manter as economias peninsulares em alta nos próximos anos. Menor peso da indústria e ter Espanha como maior parceiro comercial favorecem Portugal.
30 Agosto 2019, 07h30

O Sul da Europa abandonou o estigma de patinho feio da economia europeia, com Portugal e Espanha a crescerem acima da média da zona euro. Se a tendência no futuro próximo é para manter, segundo as projeções das principais instituições internacionais, os analistas consultados pelo Jornal Económico (JE) também reconhecem que apesar dos dois países terem aumentado a resiliência para enfrentar uma recessão mundial, ainda estão permeáveis a riscos como o elevado endividamento.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal e Espanha cresceu 1,8% e 2,3% em termos homólogos no segundo trimestre do ano, enquanto a média dos 19 países da moeda única se fixou em 1,1%, segundo os dados provisórios do Eurostat. Também em relação aos três meses anteriores, as duas economias registaram uma expansão de 0,5% entre abril e junho, que compara com os 0,2% na zona euro.

“Esta evolução deverá manter-se. Espanha e Portugal irão continuar a crescer nos próximos dois anos muito acima da zona euro”, antecipa Ignacio de La Torre, economista-chefe da consultora espanhola Arcano.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.