[weglot_switcher]

Portugal foi dos que mais contribuiu para aumento da produção industrial na zona euro em março

A produção industrial cresceu 0,5% na zona euro e 0,4% na União Europeia, em março, sendo Portugal um dos Estados-membros que mais contribuiu para este crescimento, de acordo com dados do Eurostat, divulgados esta terça-feira. No mês de fevereiro, a produção industrial tinha recuado 0,9% no conjunto dos países de moeda única.
15 Maio 2018, 10h35

A produção industrial cresceu 0,5% na zona euro e 0,4% na União Europeia (UE) em março, sendo Portugal um dos Estados-membros que mais contribuiu para este crescimento, de acordo com dados do Eurostat, divulgados esta terça-feira, 15 de maio. No mês de fevereiro, a produção industrial tinha recuado 0,9% no conjunto dos países de moeda única.

De acordo com o gabinete de estatística europeu, o aumento na produção industrial na zona euro e União Europeia, entre fevereiro e março, deve-se à produção de bens de consumo de longa duração (1,5%), bens de consumo não duradouros (1,1%) e energia (0,8%), enquanto a produção de bens indiretos e de bens intermediários diminuiram 0,6%, e 0,1%, respetivamente.

Quanto à UE, o aumento de 0,4% deveu-se ao aumento de bens de consumo energéticos e de longa duração e de bens de conumo não duradouros.

Entre os Estados-membros que mais se destacaram na produção industrial estão Estónia (+4,1%), Portugal (+3,7%) e Grécia (2,6%). Pelo contrário, Irlanda (-7,0%), Croácia (-4,3%) e Letónia (-3,5%) foram os que apresentaram maiores decréscimos na produção industrial.

Comparando março de 2018 com março de 2017, observou-se um aumento de 3% na pprodução industrial na zona euro e na UE. Em comparação anual, Lituânia (+11,5%), Estónia (+7,6%) e Finlândia (+7,0%) foram os Estados-membros que mais se destacaram.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.