[weglot_switcher]

Premier League abre o apetite a investidores. Três clubes deverão movimentar 15 mil milhões de euros

Vêm aí grandes investimentos nos próximos meses no futebol inglês. Os investidores estão muito atentos a possíveis entradas no capital de três clubes míticos do futebol inglês.
  • 1 – Premier League (8,56 mil milhões de euros)
16 Fevereiro 2023, 12h15

A Liga inglesa de futebol continua a atrair investidores de todo o mundo, que se deixam seduzir pelas avultadas receitas dos respetivos clubes. O Chelsea foi o último emblema a mudar de dono na competitiva Premier League, com o empresário norte-americano Todd Boehly a investir com grande proeminência, sobretudo no mercado de Inverno (gastou nas duas “janelas” 611,5 milhões de euros).

No entanto, perspectivam-se grandes investimentos nos próximos meses no futebol inglês, com os investidores muito atentos a possíveis entradas no capital de clubes míticos como o Manchester United, Liverpool e do Tottenham Hotspur. Só a mudança de dono nestes três clubes poderão movimentar uma verba próxima dos 15 mil milhões de euros, estimam os analistas.

Na atraente Premier League, o Tottenham Hotspur é um dos resistentes que ainda são detidos por ingleses e, tal como tem vindo a suceder com outros emblemas, foi colocado à venda e suscitou o interesse de muitos investidores, segundo avança o diário espanhol “El País”.

O fundo de investimento MSP Sports Capital está interessado em adquirir o clube londrino e a transferência teria que se aproximar dos três mil milhões de dólares, a que teriam que ser somados 750 milhões, que permitiriam saldar as dívidas existentes, conta o diário norte-americano “Financial Times”. O que é certo é que os “Spurs” não são os únicos que foram colocados à venda nos últimos meses.

Em novembro de 2022, também o Manchester United foi colocado à venda, na sequência da saída de Cristiano Ronaldo, com os proprietários a pedirem pelo menos seis mil milhões de euros. Um processo semelhante está a acontecer em Liverpool, com os donos dos “reds” a revelarem que estão dispostos a ouvir propostas a partir dos cinco mil milhões.

A abrir o apetite dos investidores estão as receitas destes clubes, que no total da Premier League (20 equipas) ascendem aos sete mil milhões de euros por ano, valor semelhante ao que recebem os emblemas da La Liga e da Bundesliga juntos no mesmo período de tempo.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.