[weglot_switcher]

Professores fecham a campanha eleitoral na Madeira e nos Açores

Esta sexta-feira, 8 de março, 8 de março será o último dia de campanha eleitoral, mas também da iniciativa levada a cabo pela FENPROF, que designou por “Professores na Campanha”.
  • José Sena Goulão/Lusa
7 Março 2024, 12h27

A Federação Nacional dos Professores – FENPROF, que ao longo destes tem vindo a percorrer o país de lés a lés com a iniciativa “Professores na Campanha”, dedica o último dia de campanha ao financiamento da Educação. Serão também abordados problemas específicos das regiões autónomas e outros mais gerais, que afetam docentes e investigadores de todo o país.

No Funchal, a concentração será na Avenida Arriaga (frente à SRE), pelas 10h0 horas. Em Ponta Delgada, a concentração terá lugar junto à Escola Secundária das Laranjeiras, pelas 15h00 horas.

A FENPROF lembra que há diferenças entre o continente e as regiões autónomas, por exemplo, na carreira e condições de trabalho. “A situação no continente é mais desfavorável aos professores e educadores”, embora, por exemplo, problemas como “o do desgaste dos profissionais, a aposentação tardia ou a precariedade sejam semelhantes”. Também em relação à vida nas escolas, há problemas que não são diferentes, faltando recursos para, por exemplo, se ter uma educação verdadeiramente inclusiva, salienta a federação.

E se é certo que, refere a FENPROF, “os problemas na Educação não se resolvem atirando dinheiro para cima deles”, também é verdade que “sem um financiamento adequado, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Superior e também na Ciência, dificilmente se encontrarão soluções para esses problemas”.

A federação lembra ainda que, segundo as organizações internacionais, os Estados deverão disponibilizar 6% do seu PIB para a Educação e 3% para a Ciência e que “Portugal continua muito aquém desses valores”, o que explica, “em boa parte, as “dificuldades que se vivem no sector”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.