[weglot_switcher]

PSI 20 em linha com Europa otimista após sinais de alívio na tensão geopolítica entre EUA e Irão

Os investidores dão sinais de confiança depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter sinalizado que não vai haver uma resposta militar imediata aos ataques do Irão.
  • Reuters/Lucas Jackson
9 Janeiro 2020, 08h55

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,38%, para 5.246,90 pontos, em linha com as principais congéneres europeias esta quinta-feira. Os investidores dão sinais de confiança depois de o presidente dos Estados Unidos ter sinalizado que não seria necessário uma resposta militar aos ataques do Irão.

O discurso de Donald Trump na quarta-feira, após o Irão ter lançado pelo menos quinze mísseis contra bases militares do Iraque, que albergavam militares dos EUA, revelou um certo alívio nas tesnões geopolíticos no Médio Oriente, espoletadas pela morte do general do Irão Qasem Soleimani pela mão de Washington.

No seu discurso, Donald Trump afirmou que não houve nenhuma baixa norte-americana depois da retaliação do Irão, sinalizando que não vai ser necessário uma resposta militar, e disse que o Irão estaria a recuar. Apesar de evitar um agravamento das tensões, os EUA poderão vir a impor sanções económicas imediatas ao Estado iraniano.

Os dados da economia alemã, que “demonstram um crescimento acima do esperado na produção industrial de novembro com a balança comercial a reduzir o superavit no mês de novembro”, segundo o Mtrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro, também pesam nas escolhas dos investidores.

Na produção industrial, a Alemanha registou uma subida sequencial de 1,1% no mês de novembro, o que compara com os 0,8% de crescimento antecipados pelos analistas. “Trata-se da subida mais expressiva em 18 meses”, diz Loureiro.

Já os dados da balança comercial revelam que o saldo deteriora-se em novembro ao passar de um superavit de 21,3 mil milhões de euros para 18,3 mil milhões de euros.

No PSI 20, onze empresas cotadas valorizam, cinco desvalorizam e duas negoceiam sem variação. Os títulos das retalhistas Jerónimo Martins (1,01%) e Sonae (0,50%), dos CTT (1,86%), do BCP (1,04%) e Altri (1,30%) são as que mais beneficiam a bolsa nacional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.