Putin defende diálogo construtivo e cooperação pragmática com EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, defende um diálogo construtivo com os Estados Unidos na sua mensagem de Ano Novo ao presidente norte-americano Donald Trump, informou hoje o Kremlin.

“Na atual conjuntura internacional complexa, o diálogo construtivo russo/norte-americano é especialmente necessário para fortalecer a estabilidade estratégica no mundo e encontrar respostas para ameaças e desafios globais”, afirmou Putin.

O presidente russo sublinhou a importância de que o desenvolvimento das relações entre as duas potências se baseie nos princípios da igualdade e respeito mútuo. “Isso tornaria possível avançar na construção de uma cooperação pragmática orientada a uma perspetiva de longo prazo”, acrescenta a mensagem dirigida a Donald Trump.

Em meados de dezembro, Putin telefonou a Trump a agradecer a informação fornecida pela CIA que permitiu travar um atentado terrorista em São Petersburgo. Ao mesmo tempo, mais tarde, o presidente russo criticou a estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos, considerando-a agressiva.

Relacionadas

Putin considerou ato terrorista o atentado de São Petersburgo

“Ontem, um ato terrorista foi cometido em S. Petersburgo”, disse Putin antes de uma cerimónia de condecoração de militares russos que participaram na guerra da Síria.

Rússia: Comissão Eleitoral rejeita candidatura de principal opositor de Putin às eleições de 2018

A decisão da Comissão Eleitoral surge um dia depois de vários apoiantes de Alexei Navalny terem saído às ruas em a exigir que este possa ser candidato às próximas eleições no país.

Russos querem principal opositor de Vladimir Putin a concorrer às presidenciais de 2018

Os protestos a favor de Alexei Navalny, o principal opositor do presidente da Rússia, surgiram um dia depois de Vladimir Putin ter recebido o apoio do partido Rússia Unida para as eleições de 18 de março do próximo ano.

Partido do Kremlin vai apoiar Putin nas eleições russas

O presidente russo anunciou no passado dia 14 de dezembro que se iria apresentar às eleições de março de 2018 como candidato independente.

‘Independente’ Putin arranca campanha para reeleição

Putin, que pela primeira vez concorrerá como candidato independente às eleições de março de 2018, realçou que a Rússia é “obrigada a defender a liberdade, estabilidade e a concórdia na sociedade para que os avanços sejam irreversíveis”.
Recomendadas

“Ele soa como nós”. Ex-líder do Klu Klux Klan elogia Bolsonaro

“Ele é sem dúvida um descendente europeu. Parece-se com qualquer homem branco nos EUA, em Portugal, Espanha ou Alemanha e França”, qualificou o David Burke, ex-líder do Klu Klux Klan.

Dívida pública de Angola estimada em 70 mil milhões de dólares

Situação foi relatada hoje pela secretária de Estado para o Orçamento de Angola, Aia Eza da Silva, quando procedia a apresentação do Quadro Macroeconómico 2019 e os Limites da Despesa para Elaboração do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2019.

Bolsonaro cresce nas intenções de voto, revela sondagem

Bolsonaro é o favorito à vitória na 2ª volta das eleições do Brasil. Francisco Haddad só leva a melhor entre os mais pobres e entre os eleitores do nordeste do Brasil. Brasileiros voltam às urnas dia 28.
Comentários