[weglot_switcher]

Putin defende diálogo construtivo e cooperação pragmática com EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, defende um diálogo construtivo com os Estados Unidos na sua mensagem de Ano Novo ao presidente norte-americano Donald Trump, informou hoje o Kremlin.
30 Dezembro 2017, 11h07

“Na atual conjuntura internacional complexa, o diálogo construtivo russo/norte-americano é especialmente necessário para fortalecer a estabilidade estratégica no mundo e encontrar respostas para ameaças e desafios globais”, afirmou Putin.

O presidente russo sublinhou a importância de que o desenvolvimento das relações entre as duas potências se baseie nos princípios da igualdade e respeito mútuo. “Isso tornaria possível avançar na construção de uma cooperação pragmática orientada a uma perspetiva de longo prazo”, acrescenta a mensagem dirigida a Donald Trump.

Em meados de dezembro, Putin telefonou a Trump a agradecer a informação fornecida pela CIA que permitiu travar um atentado terrorista em São Petersburgo. Ao mesmo tempo, mais tarde, o presidente russo criticou a estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos, considerando-a agressiva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.