[weglot_switcher]

Quase 90% das equipas financeiras ainda não usa inteligência artificial

Um novo estudo da AICPA e da Oracle revela que cerca de 89% das equipas de profissionais da área financeira não possuem recursos para suportar a transformação digital. A maioria afirmou mesmo que estes departamentos não possuem competências para a suportar.
24 Janeiro 2019, 08h30

«As equipas da área financeira ainda não possuem o leque de competências e recursos necessário para adoptarem as tecnologias emergentes da inteligência artificial (IA), o que está a ter um impacto negativo no crescimento das receitas das empresas», esta é uma das conclusões do estudo “Agile Finance Unleashed: The Key Traits of Digital Finance Leaders“, elaborado pela Association of International Certified Professional Accountants (AICPA) e pela Oracle.

O inquérito, que incluiu entrevistas a 700 CFO e executivos financeiros de topo em tudo o mundo, revelou que 89% das empresas ainda não introduziu inteligência artificial nos seus departamentos financeiros e que apenas 10% das equipas financeiras considera estar preparada com os recursos necessários para poder suportar os objetivos de transformação digital das suas empresas.

Além disso, 46% dos diretores financeiros com conhecimentos tecnológicos avançados reportam níveis de crescimento significativos nas receitas das suas empresas, contra apenas 29% dos que não possuem estas competências. Os conhecimentos tecnológicos especializados, mais comuns são processos de negócio modernos, em que 86% têm uma abordagem digital-first e cloud-first, confiam cada vez mais na IA para revelar padrões, fazer recomendações e aprender continuamente com o fluxo permanente dos dados de negócio.

O documento revela também que há uma maior probabilidade das empresas que registaram um crescimento mais significativo nas suas receitas estarem a fazer implementações de IA do que aquelas onde o volume de negócios está estagnado ou em declínio. Por outro lado, apenas 11% dos inquiridos revelaram ter implementado tecnologias de IA nos seus sistemas financeiros e 90% afirmou mesmo que as suas equipas não possuem competências para suportar a transformação digital das suas empresas.

«As empresas estão a deixar escapar um enorme potencial de crescimento ao não dotarem as suas equipas financeiras com as ferramentas e as competências de que estas necessitam para poderem tomar melhores decisões», referiu Andrew Harding, chief executive of management accounting da AICPA.

Segundo Andrew Harding, a ‘nuvem’ e as tecnologias emergentes, como a IA e o blockchain, “impulsionam a eficiência, melhoram os níveis de compreensão e de rigor” e permitem aos directores financeiros “assumirem um papel mais estratégico nas suas empresas, além de melhorarem igualmente a tomada de decisões baseada nos dados das empresas”.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.