[weglot_switcher]

Queixas contra o sector do Turismo aumentam 30%

As subcategorias que mais reclamações receberam foram os sites de reserva de viagens, com 49% das queixas, seguindo-se as companhias aéreas, com 18,9%, os marketplaces, receberam 8,6%, as agências de viagens, foram responsáveis por 7,4%.
  • Globalis Viagens e Eventos Corporativos
19 Março 2024, 20h40

A queixas dirigidas ao sector do turismo cresceram 30%, entre janeiro e 17 de março, tendo sido registadas 1140 reclamações. Os sites de reserva de viagens e as companhias aéreas a somarem o maior volume de reclamações, com 68%, segundo o Portal da Queixa.

As subcategorias que mais reclamações receberam foram os sites de reserva de viagens, com 49% das queixas, seguindo-se as companhias aéreas, com 18,9%, os marketplaces, receberam 8,6%, as agências de viagens, foram responsáveis por 7,4%, juntamente com os sites de reservas de alojamento.

A cobrança indevida é o principal motivo das reclamações, a gerar 33,6%, seguindo-se as dificuldades com o reembolso, a acolher 16,3%. Os problemas com a qualidade da hospedagem/serviço são responsáveis por 6,7% das queixas e os problemas de cancelamento de reserva geraram 6,5% de reclamações.

O principal motivo apresentado pelos consumidores contra os marketplaces e as agências de viagens são as burlas.

A agência de viagens, Rickytravel é a que tem uma pontuação mais alta nesta categoria, de 86 pontos em 100. Já na categoria de sites de reserva de viagens, o eDreams lidera, com uma pontuação de 85,3 e nos sites de reservas de alojamento, destaca-se a Traventua, com 84,2.

Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa, afirma que “nesta altura da Páscoa, é natural aumentar a procura por viagens e marcações de férias, por isso, é fundamental o consumidor estar informado sobre a reputação das marcas e serviços que pretende adquirir. Para evitar constrangimentos, alertamos sempre para a importância de pesquisar por opiniões públicas ou reclamações que possam estar disponíveis online, como no caso do Portal da Queixa, e comparar com outras marcas da mesma categoria, no comparativo de marcas que disponibilizamos na plataforma”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.