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Responsabilidade social e ambiental das organizações

A consciência e pressão social sobre a necessidade de um compromisso efetivo das organizações relativamente à sua sustentabilidade social e ambiental, tem sido crescente. Um pouco por todo o mundo temos assistido a manifestações e reivindicações de sensibilização da população mundial sobre a urgência da adoção de medidas.
19 Fevereiro 2023, 13h00

Os dados da pesquisa recente aos nossos Top Employers em todo o mundo, mostra que 89% dos líderes estão a considerar de forma consistente os impactos sociais e ambientais nas suas decisões, comparativamente a 76% há dois anos.

É espectável que as organizações contribuam com as suas comunidades e ponham em prática comportamentos organizacionais sustentáveis. O compromisso das organizações com a sustentabilidade não está apenas relacionado com o seu impacto na sociedade e no planeta, mas também como impacta os seus colaboradores, que estão cada vez mais conectados a objetivos e causas sociais.

Em 2023, 96% dos Top Employers certificados consideravam-se companhias sustentáveis, sendo que 89% dos Top Employers têm medidas implementadas que visam integrar a sustentabilidade no processo de recursos humanos, através da criação de uma cultura organizacional de sustentabilidade.

No universo das organizações certificadas como Top Employers, a sustentabilidade está a tornar-se um dos fatores para a atração de talentos, onde 83% das organizações Top Employers incluem a sustentabilidade como um dos aspetos inerentes ao seu employer brand e 85% partilha esses princípios nos valores da organização.

Para garantir que a sustentabilidade esteja presente em todos os aspetos do dia-a-dia da organização, os departamentos de gestão de pessoas devem assegurar que os colaboradores têm uma influência ativa na definição e implementação de medidas e ações. Desta forma, devem incentivar as equipas a refletir sobre o impacto que a organização tem no mundo. Aproximadamente 82% das organizações Top Employers consideram as preferências dos colaboradores ao elaborar políticas de sustentabilidade. Além disso, 65% incentivam os colaboradores a apoiar as metas ambientais ativamente.

O objetivo da maioria dos programas de responsabilidade social é permitir que as organizações façam um esforço conjunto para melhorar o meio ambiente, seja através de projetos sustentáveis ou outros projetos de impacto na sociedade. Algumas medidas de responsabilidade social mais comuns têm sido a participação em trabalho voluntário; investir em negócios ou projetos ambientalmente conscientes, e envolver os colaboradores no apoio a projetos de caridade.

Um caso de sucesso de envolvimento de colaboradores nas técnicas de sustentabilidade é o da Nationale-Nederlanden. Os responsáveis por esta organização, consideram que os colaboradores são os melhores embaixadores e quem melhor pode divulgar a mensagem a partir do seu próprio envolvimento e participação nas iniciativas. Um exemplo disso é a Semana Global do Voluntariado, na qual procuram incentivar os colaboradores a participar em ações que marcam a sociedade. Este ano, sob o lema “A sua comunidade importa”, foram somadas mais de 300 horas, distribuídas por diferentes projetos em colaboração com os seus principais parceiros nesta área.

A Pernod Ricard na Africa do Sul é um ótimo exemplo de como transformar essas boas intenções em ações percetíveis. Sendo um distribuidor de bebidas alcoólicas promoveu um compromisso genuíno com os colaboradores, para combater os danos causados pelo uso indevido do álcool. Começou com a consciencialização de que é uma responsabilidade coletiva e individual desempenhar um papel ativo na sociedade. Esta organização tem várias iniciativas em andamento, como a formação para sensibilização de não condução após consumo de bebidas alcoólicas. Este programa de formação inclui um módulo educacional interativo, onde os participantes aprendem sobre o álcool e o seu impacto na capacidade de conduzir (através do uso de óculos de realidade virtual), sobre os riscos de conduzir embriagado e as consequências legais que implica. O programa está a ser implementado com a participação de instrutores, em 100 escolas de condução, e expectável que o programa vá beneficiar de 5.000 motoristas/condutores.

No ano passado, a Pernod Ricard também ajudou a lançar o Bar World of Tomorrow contando com um curso online gratuito, disponível para todos os adultos com mais de 18 anos. O curso abrange todos os aspetos de sustentabilidade e responsabilidade – desde o uso de ingredientes frescos, até ao serviço responsável de bebidas e gestão de resíduos – com todo o conteúdo alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Nos últimos anos, esta organização tomou a decisão ousada de redirecionar o dinheiro tradicionalmente gasto na importação de embalagens de vidro do exterior para a economia local. Artistas, fabricantes e artesãos locais foram contratados para produzir bonitos presentes locais e distribuir nas lojas com a compra de produtos selecionados Pernod Ricard durante a temporada festiva, substituindo os giftpacks de vidro. Através desta iniciativa, foram criados 268 novos postos de trabalho e sustentados mais 220 postos de trabalho, beneficiando um total de 2 550 pessoas nas comunidades locais.

Os projetos de responsabilidade social geralmente são autorregulados, e os relatórios variam de organização para organização. Embora as ações tenham inerente certos objetivos específicos, a natureza qualitativa de muitos dos projetos pode tornar difícil a mensuração dos impactos desses esforços.

Por sua vez, os critérios ambientais, sociais e de governação (ESG) têm sido cada vez mais aspetos de análise por parte de investidores. Estes índices focam fundamentalmente os resultados quantitativos relacionados com a ética das organizações. Os relatórios ESG são públicos, podem ser consultados por qualquer cidadão e proporcionam também informações aos consumidores sobre decisões informadas relativamente aos negócios que apoiam.

Ao ler as definições de CSR e ESG, percebemos que, embora estejam intimamente relacionadas, não são o mesmo. A CSR é conduzida por ideias e contextualiza as agendas da sustentabilidade. Por outro lado, a ESG é o resultado exato dessas medidas.

Os recursos humanos podem ajudar a implementar a responsabilidade social corporativa, integrando-a na cultura da organização. Pode ser feito através da implementação de um código de valores fundamentais e um código de ética que inclua toda a organização. Para tal, é essencial educar e ouvir os colaboradores em toda a organização. A liderança é útil na distribuição de informação, mas cada vez mais, os colaboradores demonstram vontade de se envolver e participar. Instrui-los a contribuir, pode ajudá-los a assumir papéis mais ativos.

Relativamente à integração do ESG, os recursos humanos podem ajudar a definir objetivos e metas para auxiliar a organização a determinar o modo de atuação atual. Ao fazer isto, devem também examinar como a organização pode trabalhar no sentido de melhorar as áreas de baixo desempenho para atingir as metas estabelecidas.

Para tal, torna-se fundamental trabalhar com uma equipa ESG para desenvolver um roteiro e uma estrutura estratégica que inclua metas calculadas e progressivas. Os recursos humanos auxiliam na criação dessa estrutura e ajuda a orientar as partes interessadas dentro e fora da organização.

Neste processo, é importante informar o progresso externo e interno da organização sobre o andamento da estratégia ESG.

Conteúdo publicado no suplemento comercial Top Employers, distribuído com a edição do Jornal de Económico de 17 de fevereiro

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