[weglot_switcher]

Sabe quais são as escritoras mais pesquisadas pelos portugueses?

A plataforma Preply revela as obras e autoras mais pesquisadas pelos portugueses no último ano. Clara Cunha e a obra infantil “O Cuquedo” estão em destaque.
  • Clara Cunha e Paulo Galindro (ilustração)
6 Março 2024, 12h25

No final de janeiro, a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, baseando-se nos números disponibilizados pela consultora GfK, concluía que a venda de livros em Portugal aumentou 7% em 2023, face ao ano anterior. Do total de livros vendidos, 13.264 foram novidades editoriais. A ficção (37,3%) foi o segmento com maior peso em termos de faturação, seguindo-se o da não-ficção (35,5%) e o infantojuvenil (26,3%).

Com o aproximar do dia 8 de março, Dia da Mulher, debruçamo-nos sobre os números que a Preply, uma plataforma online de aprendizagem de línguas que liga professores a centenas de milhares de alunos em 180 países em todo o mundo, apresenta, com base no número de pesquisas mensais por livros na internet, que revelam que Portugal é um país cada vez mais interessado no que as mulheres têm a dizer.

Jane Austen, Anna Llenas e J.K. Rowling figuram entre as autoras cujas obras foram mais pesquisadas pelos leitores portugueses. Diversidade será, talvez a melhor expressão para resumir o ranking que, tanto integra clássicos de autoras inglesas como Jane Austen, como grandes sucessos do TikTok, como é o caso da norte-americana Taylor Jenkins Reid.

De referir que, “num segmento ainda dominado pelos homens, mais de 50% dos títulos editados nos últimos dois anos pelo grupo Penguin Random House foram assinados por mulheres”, entre autobiografias, peças de teatro e ficção. As vendas refletem isso mesmo: desde 2021 que as obras “Isto Acaba Aqui”, de Colleen Hoover, e “Violeta”, de Isabel Allende, ocupam entre 40% e 50% das listas anuais dos livros mais vendidos da FNAC, por exemplo.

Se a pluralidade das origens culturais, dos géneros literários e públicos-alvo é indiscutível, também ficou claro que existe um foco nas autoras que escrevem para os leitores mais jovens, nicho do qual fazem parte 11 dos 15 livros mais procurados pelos portugueses, desde publicações recentes como “Amor e Gelato”, de Jenna Evans Welch, à famosa saga “Harry Potter”.No entanto, no topo do pódio das obras mais pesquisadas em Portugal, é ocupado por dois romances: “Belo Desastre”, da autoria de Jamie McGuire, e “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, popular há mais de duzentos anos.

E como estamos de autores portugueses neste pódio? Embora limitado a um título no top 5 dos mais pesquisados nos últimos 12 meses, “O Cuquedo”, da almadense Clara Cunha, com ilustrações de Paulo Galindro, já é considerado um dos maiores sucessos da literatura infantil, galardoado com uma Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração 2008. A popularidade é tanta que “O Cuquedo” tem sido recomendado para alunos do pré-escolar pelo Plano Nacional de Leitura, o que já lhe valeu 16 edições desde o seu lançamento.

“Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott, outro clássico da Literatura, ocupa o sétimo lugar, enquanto “A Amiga Genial”, de Elena Ferrante encerra o top 15 dos mais pesquisados pelo público nacional.

(Fonte: Preply)

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.