[weglot_switcher]

Santana Lopes no Montepio?

O Banco de Portugal quer convencer a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a entrar no capital da Caixa Económica Montepio Geral. Segundo o semanário Expresso, a decisão estará tomada e já estão a estudar a forma e o preço.
3 Junho 2017, 12h11

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, manteve na semana passada um encontro com Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que mostrou interesse em participar entrar no capital da Caixa Económica Montepio Geral, caso seja acompanhada por outras entidades.

O Expresso adianta hoje que a decisão estará tomada e já estão a estudar a forma e o preço. Segundo o semanário a SCML reconhece que “a pressão é fortíssima e vem cada vez mais de cima”.

Ao Jornal Económico, no início do mês de maio, Pedro Santana Lopes afirmou que ainda não há nenhuma decisão quanto à SCML vir a ser acionista do banco Caixa Económica Montepio Geral. “Estamos a analisar”, continua a ser o único compromisso assumido pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Como foi avançado na notícia a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lucrou 21 milhões em 2016, mais 15,3 milhões do que no ano anterior. O controlo  da despesa, nomeadamente em compras, fornecimentos e serviços externos e a “variação positiva da distribuição dos resultados dos Jogos Sociais” explicam estes números. Devido a estes resultados, a SCML encaixou “mais 23,6 milhões de euros em relação ao período homólogo (+13,4%) e mais 36,7 milhões de euros face ao previsto em orçamento”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.