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Será o futebol um bom negócio a nível mundial? Cada vez mais, diz estudo internacional

Três em cada quatro portugueses vêem futebol. Com quase 19% da população mundial, os chineses contam com 187 milhões de adeptos de futebol, um valor bem acima dos 131 milhões de adeptos europeus, repartidos cumulativamente entre o Reino Unido, França, Itália e Espanha.
12 Junho 2018, 17h12

“O futebol tem uma posição (…) dominante no desporto mundial e ainda tem espaço para crescer em grandes mercados”, pode ler-se no relatório anual sobre futebol da Nielson, empresa dedicada à análise de dados de mercados e consumidores.

Num inquérito feito em 18 mercados, onde se incluem países da América do Norte e América do Sul, da Europa, da Ásia e do Médio Oriente, o estudo concluiu que em Portugal, 75% da população segue o futebol com muita atenção, apenas superado pelos Emirados Árabes Unidos e a Tailândia. Já as populações de países vencedores do campeonato do mundo de futebol apresentam índices de interesse mais baixos que os da população portuguesa: em Espanha, 70% da população segue a modalidade, 67% em Itália, Brasil e Alemanha com 60%, Reino Unido com 51% e a França, com apenas 50%.

No entanto, os consumidores chineses são, pelo seu número, o maior mercado. Com quase 19% da população mundial, os chineses contam com 187 milhões de adeptos de futebol, um valor bem acima dos 131 milhões de adeptos europeus, repartidos cumulativamente entre o Reino Unido, França, Itália e Espanha. Com 125 milhões de adeptos, os indianos vêm logo atrás.

Estes números espelham o crescimento da popularidade em mercados menos tradicionais no mundo do futebol. Se em 2013, apenas 23% dos inquiridos chineses se mostravam adeptos de futebol, em 2017 a percentagem subiu para 32%. Na Índia, esses valores cresceram de 30% para os 45% em igual período, enquanto nos Estados Unidos aumentaram de 28% para 32%.

Mas não é só nestes mercados menos tradicionais que a popularidade do futebol tem aumentado. Segundo o relatório da Nielson, ao qual 43% dos inquiridos (736 milhões de pessoas) se mostram “interessados” ou “muito interessados” no desporto-rei, o futebol foi o desporto que mais interesse tem despertado nas mulheres, com 31% das inquiridas a seguirem este desporto, acima do basquetebol e do ténis. Nos homens, 54% preferem o futebol a outros desportos.

Em termos globais, o interesse pelo futebol fica à frente de desportos como o basquetebol, o ténis, o golfe ou os deportos motorizados.

Jogadores de futebol nas redes sociais

Cristiano Ronaldo, o nº 7 e capitão da Seleção nacional, é também um campeão nas redes sociais. O melhor do mundo é a personalidade com mais seguidores nas redes sociais, com cerca de 323 milhões de seguidores repartidos entre o Facebook, o Instagram e o Twitter, bem acima de personalidades como Selena Goméz (256,3 milhões de seguidores), Donald Trump (84,5 milhões de seguidores) ou Roger Federer ( 32,3 milhões).

Se olharmos apenas para os jogadores de futebol, Neymar e Messi fecham o topo 3 de jogadores com mais seguidores, com 194,2 181,9 milhões de jogadores, respectivamente. A fechar o top 7, surgem os nomes do ex-Futebol Clube do Porto, James Rodriguez, Andrés Iniesta, Ozil e Zlatan Ibrahimovic, o único que não vai ao mundial.

O relatório anual sobre o consumo de futebol da Nielson afirma que os jogadores de futebol são quem mais interesse suscitam nas redes sociais, atraindo contratos publicitários para as marcas que pagam milhões para se associarem a eles.

 

 

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