[weglot_switcher]

Setor da construção abranda em novembro

O Índice de Produção na Construção apresentou em novembro uma taxa de variação homóloga de 3,8%, após ter observado uma variação de 4,4% em outubro. Os índices de emprego e de remunerações aumentaram 2,2 pontos percentuais e 4,5% pontos, respetivamente.
10 Janeiro 2019, 11h27

A produção no setor da construção abrandou entre outubro e novembro. O índice de Produção na Construção recuou em novembro 0,6 pontos percentuais (p.p.), segundo o mais recente relatório do Instituto Nacional de Estatística, divulgado esta quinta feira.

No relatório ”Índices de Produção, Emprego e Remunerações na Construção”, a taxa de variação homóloga em novembro registou-se nos 3,8%, após ter observado uma variação de 4,4% em outubro.

Já o índice de Construção de Edifícios assinalou uma taxa de variação homóloga de 4,4% em novembro (5,1% em outubro) e contribuiu com 2,7 p.p. para a evolução do índice agregado, enquanto o da Engenharia Civil passou de 3,4% em outubro para 2,9% no mês corrente. Ambos os segmentos apresentaram abrandamentos.

Relativamente ao índice de emprego no setor da construção, este apresentou um crescimento homólogo de 2,2% em novembro, comparativamente aos 3,1% registados em outubro. Quando comparado com o mês anterior, o índice de emprego diminuiu 0,3% (crescimento de 0,5% em novembro de 2017).

Por fim, o índice das remunerações efetivamente pagas em novembro, apresentou uma variação homóloga de 4,5%
(3,8% em outubro). Comparativamente ao mês anterior, o índice das remunerações aumentou 18,1% (17,3% em novembro de 2017)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.