[weglot_switcher]

Soares dos Santos sobre Novo Banco: “Estamos completamente fora desse jogo”

Reação do presidente executivo do Grupo Jerónimo Martins surge na sequência da notícia de que a Lone Star teria enviado um convite a empresas nacionais para o Novo Banco.
23 Fevereiro 2017, 19h08

Pedro Soares dos Santos, CEO da Jerónimo Martins, respondia assim à pergunta se estariam interessados em entrar no capital do Novo Banco, com uma posição simbólica, no âmbito de um convite do Lone Star: “Não somos banqueiros. Estamos completamente fora desse jogo”.

A reação do presidente executivo do grupo dono do Pingo Doce, foi proferida na conferência de imprensa de apresentação dos resultados anuais do Grupo Jerónimo Martins e surge na sequência da notícia de que a Lone Star teria enviado um convite a empresas nacionais para investirem no capital do Novo Banco. A ideia era ter um núcleo nacional com uma posição simbólica, e porque o banco quer ser um banco focado no apoio às empresas.

Através de cartas, o fundo Lone Star convidou pelo empresas privadas nacionais para participarem no processo de aquisição do Novo Banco, entre as quais se encontram a Jerónimo Martins, Amorim e Sonae, avançou  recentemente a TVI.

No convite feito aos investidores está explicada a estratégia proposta pelo fundo norte-americano para o futuro do banco português: manter o Novo Banco como banco focado no tecido empresarial.

A estratégia prevê ainda a concessão de seis mil milhões de euros de crédito por ano a empresas nacionais, dos quais cerca de 67% (quatro mil milhões) vão estar destinados às PME. O Lone Star tenciona reduzir as áreas que não estão relacionadas com o setor bancário, bem como a presença internacional do banco, indo ao encontro das exigências de Bruxelas. O convite destaca ainda a continuação da operação em Espanha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.