[weglot_switcher]

Standard and Poor’s melhora ‘outlook’ do ‘rating’ da Grécia para positivo

A agência de notação financeira explicou que a maior estabilidade política na Grécia apoia o desempenho dos bancos gregos e da economia do país.
21 Julho 2018, 11h30

A Standard and Poor’s subiu o outlook da Grécia para ‘positivo’, do anterior nível ‘estável’, mantendo o rating inalterado em grau especulativo. A decisão anunciada esta sexta-feira à noite pela agência de notação financeira revela maior confiança no caminho do país, cerca de um mês antes de a Grécia entrar na fase pós-resgate económico e financeiro.

A melhoria na perspectiva reflete uma possível subida no rating caso as autoridades gregas tenham capacidade de impulsionar a concorrência nos mercados de produtos, fortalecer os direitos de propriedade, facilitar os procedimentos de falência e melhorarem a execução dos contratos, de acordo com o relatório da S&P.

A agência de notação financeira explicou que a maior estabilidade política na Grécia apoia o desempenho dos bancos gregos e da economia do país.

Sublinhou esperar melhorias nas projeções de crescimento do país, impulsionadas pelo investimento privado no turismo e logística devido a grandes projetos públicos de infraestruturas. A estimativa de crescimento real do produto interno bruto (PIB) situa-se entre os 2% e os 2,5% nos próximos três anos.

A perspetiva mais otimista revelada esta sexta-feira segue-se a uma subida no rating da dívida grega, anunciada pela S&P, com base na redução dos riscos de dívida com a criação de almofadas orçamentais e o prolongamento dos prazos das dívidas.

O presidente do Eurogrupo, Mario Centeno, disse na semana passada que os países da zona do euro devem desembolsar um empréstimo de 15 mil milhões de euros à Grécia no próximo mês. A saída do programa de assistência financeira, que incluiu três pacotes de ajuda desde 2010, está marcado para dia 20 de agosto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.