[weglot_switcher]

TAP registou prejuízos de 365,1 milhões de euros no primeiro trimestre (com áudio)

Quebra é justificada pelo impacto da pandemia de Covid-19 que provocou também um resultado negativo no EBITDA da companhia aérea portuguesa no valor de 104,1 milhões de euros.
31 Maio 2021, 08h39

rame>

A TAP registou um prejuízo de 365,1 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, sendo que 109,8 milhões estão relacionados com as diferenças de câmbio líquidas, revelou a companhia aérea portuguesa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Esta quebra é justificada pelo impacto da pandemia de Covid-19 que provocou também um resultado negativo no EBITDA da companhia aérea portuguesa no valor de 104,1 milhões de euros, enquanto as receitas baixaram 74% face em relação ao início do ano, para 150 milhões de euros.

Também capacidade e os rendimentos operacionais do grupo caíram 81% e 74%, respetivamente, face ao período homólogo. A companhia aérea reduziu ainda os custos com o pessoal em 30% em termos homólogos, informando no comunicado à CMVM que “é esperado que o impacto total das medidas voluntárias seja superior nos próximos trimestres”.

Por outro lado, a dívida financeira bruta da transportadora apresentou um crescimento de 83 milhões de euros em relação ao fim de 2020, impulsionado pela subida de 63 milhões dos passivos de locação com opção de compra (financial leases).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.