[weglot_switcher]

Trump ameaça Erdogan: “Vou devastar economicamente a Turquia se atacarem os curdos”

Desde que Donald Trump chegou ao poder que as relações deterioraram-se, afetando a economia turca devido às tensões existentes.
14 Janeiro 2019, 10h18

Os Estados Unidos anunciaram a sua retirada da Síria, mas a tensão prevalece neste país do Médio Oriente. O presidente norte-americano avisou o presidente turco Recep Erdogan para não atacar as forças curdas na Síria. Caso contrário, Washington irá usar as suas armas económicas para afetar Ancara.

“Vou devastar a Turquia economicamente se atacarem os curdos”, ameaçou Donald Trump nas redes sociais no domingo.

“Mas também não quero que os curdos provoquem a Turquia. A Rússia, o Irão e a Síria têm sido os grandes beneficiários da política norte-americana de destruir o ISIS na Síria – inimigos naturais. Nós também beneficiámos, mas agora chegou a hora de trazer as nossas tropas para casa. Parem com as guerras intermináveis”, escreveu o presidente dos Estados Unidos.

A Turquia é um membro da NATO, tal como os Estados Unidos, e tem sido um parceiro estratégico dos EUA na região há décadas. Mas desde que Donald Trump chegou ao poder que as relações deterioraram-se, afetando a economia turca devido às tensões existentes.

“Iniciando a muito esperada retirada da Síria, enquanto atacamos duramente o pequeno remanescente califado do Estado Islâmico a partir de muitas direções”, acrescentou o presidente norte-americano, referindo-se ao grupo terrorista também conhecido por ISIS.

Em reação, o Governo turco criticou o presidente norte-americano. “Sr. Trump, terroristas não podem ser parceiros e aliados”, escreveu o porta-voz de Recep Erdogan, Ibrahim Kalin, no twitter, referindo-se aos curdos.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.