[weglot_switcher]

Trump está de volta aos comícios. Objetivo passa por angariar dinheiro para processos judiciais

Recusando-se a conceder a vitória a Biden, Trump continua a levar em frente as alegações de fraude eleitoral, algo inédito na história americana e que já levou alguns republicanos a pedirem que o presidente respeite a democracia do país.
9 Novembro 2020, 12h24

Com todos os votos contados e Joe Biden eleito como o próximo presidente norte-americano, o presidente em exercício, Donald Trump, irá retomar os comícios, mas desta vez com o objetivo de angariar fundos para os processos judiciais que pretende mover em relação à eleição. De acordo com vários jornais norte-americanos, Trump procura apoio na batalha jurídica que irá travar, apesar de não ter ainda apresentado quaisquer provas que consubstanciem as alegações de fraude.

Trump continua assim a recusar conceder a vitória ao candidato democrata Joe Biden, alegando que 21 mil votos na Pensilvânia foram submetidos em nome de pessoas já falecidas. No entanto, e apesar de não haver indícios de que tal afirmação seja verdadeira, a Associated Press sublinha que, caso a alegação se confirmasse, Trump estaria ainda 20 mil votos atrás de Biden no estado.

Ainda assim, e ignorando os conselhos por parte da sua equipa, que discorda da tentativa de enfraquecimento do processo eleitoral, Trump prosseguirá com os esforços. Rudy Giulliani, um dos advogados pessoais do presidente e antigo mayor de Nova Iorque, já prometeu “quatro ou cinco” processos a dar entrada até ao final desta semana, sendo que o número poderia chegar a 10.

Entretanto, Joe Biden prepara já a sua equipa de transição, tendo iniciado um processo de constituição de uma equipa especial para delinear uma estratégia de gestão pandémica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.