[weglot_switcher]

Trump fecha acordo com oposição sobre orçamento e evita ‘shutdown’ do Governo

O presidente dos Estados Unidos chegou a acordo com os democratas quanto a um orçamento para os próximos dois anos e o teto da dívida, evitando uma paralisação das administrações norte-americanas.
23 Julho 2019, 11h07

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou um acordo com a maioria no Senado relativamente ao Orçamento para os próximos dois anos, evitando um shutdown do Governo.

“Estou feliz por anunciar que chegámos a acordo com o Líder da maioria do Senado Mitch McConnell, o líder da minoria do Senado Chuck Schumer, a presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi e o líder da minoria da Câmara dos Representantes Kevin McCarthy – quanto a um orçamento para os próximos dois anos e o teto da dívida”, escreveu o líder norte-americano no Twitter.

 

O acordo aumenta o teto da dívida para 2021, ou seja, após as próximas eleições e evita a paralisação das administrações norte-americanas à semelhança do que aconteceu no início em fevereiro.

O Congresso previa, em maio – antes do acordo – que o défice norte-americano aumentasse para 896 mil milhões de dólares, o correspondente a 4,2% do PIB, este ano e para 892 mil milhões de euros no próximo ano, segundo o Financial Times.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.