[weglot_switcher]

“Tudo o que for necessário”. G7 unido para combater Covid-19 e apoiar a economia mundial

Em comunicado conjunto, os líderes do G7 frisaram que “a pandemia do Covid-19 é uma tragédia humana e uma crise da saúde global, que também coloca vários riscos para a economia mundial. Estamos comprometidos em fazer tudo o que for necessário para assegurar uma resposta global forte”.
16 Março 2020, 18h25

Os líderes do G7 vão fazer “tudo o que for necessário” para apoiar a economia mundial que está a ser amplamente afetada pela propagação do novo coronavírus. Num comunicado conjunto, depois de uma teleconferência entre os Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Japão – o G7 revelou que serão tomadas várias medidas para combater a crise atual.

“Sabemos (…) que a pandemia do Covid-19 é uma tragédia humana e uma crise da saúde global, que também coloca vários riscos para a economia mundial”, refere o comunicado. “Estamos comprometidos em fazer tudo o que for necessário para assegurar uma resposta global forte através de maior cooperação e o aumento da coordenação dos nossos esforços”.

Os líderes do G7 reconheceram ainda que a crise do coronavírus requer “uma forte abordagem coordenada à escala global, baseada na ciência e em provas, consistente com os nossos valores democráticos, e utilizando os pontos fortes da nossa iniciativa privada”.

O comunicado refere ainda que os governos poderão utilizar todo o poder para coordenarem as medidas se apoio à saúde pública e para restaurar a confiança na economia, apoiar o comércio internacional e o investimento, e ainda de incentivar a investigação e o desenvolvimento para combater a crise.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.