[weglot_switcher]

Uber EATS vai entregar refeições em Lisboa a partir de hoje

O preço da refeição depende da carta de cada restaurante e terá uma tarifa fixa extra ao menu de 2,90 euros.
28 Novembro 2017, 12h07

A UberEATS vai entregar refeições em Lisboa a partir desta terça-feira. O anúncio foi feito pela empresa de transportes de passageiros num pequeno-almoço para apresentar a estratégia aos meios de comunicação social.

Através do lançamento da funcionalidade na capital portuguesa, a Uber atinge, assim, a marca das 200 cidades no mundo onde este serviço já existe. Segundo Filip Nuytemans, general manager da UberEATS for Western Europe, este serviço arrancou em 2014 , como UberFresh e focado na rapidez da entrega (que deveria situar-se entre os 5 e 10 minutos) mas, no ano seguinte, reunindo todos os ensinamentos de um ano experiência no terreno, o serviço passa a UberEATS e passa a apostar, não tanto na questão do tempo, mas sim da variedade da oferta. Hoje, existe nos seis continentes, em 29 países. Em algumas cidades de França, este serviço chegou antes do serviço de transporte de passageiros.

Segundo Rui Bento, diretor geral da Uber Ibéria, esta novidade reflete, desde logo, a aposta da empresa no mercado nacional. “Este é um marco histórico no percurso da Uber em Portugal. Neste passo, aliamos os benefícios da tecnologia que já disponibilizamos e que agora se estendem à entrega de comida. O nosso grande objetivo é tornar a entrega de comida mais simples e rápida, em qualquer sítio”.

Durante uma fase inicial, o serviço só vai estar disponível em algumas zonas da cidade (mas que ainda assim abrange de Alcântara a Penha de França ou da Baixa a Telheiras) e contará com parcerias de mais de 90 restaurantes, tidos como os “mais populares”, entre os quais o McDonald’s.

O preço da refeição depende da carta de cada restaurante e terá uma tarifa fixa extra ao menu de 2,90 euros. Não existe um valor mínimo de encomenda. A UberEATS terá o seu lucro com base no valor total da encomenda, sob a forma de taxa de serviço.

A aplicação vai permitir aos lisboetas encomendar comida de forma rápida e criou já parcerias para tornar o serviço ainda mais cómodo e vantajoso.  A UberEATS assinou recentemente uma parceria com a Cooltra, a empresa de aluguer de scooters, para permitir aos estafetas trabalhar sem precisar de adquirir uma mota e, ao mesmo tempo, garantir que as encomendas chegam de forma rápida aos consumidores.

Para ser parceiro da Uber neste novo serviço, quer sejam empresas ou trabalhadores liberais, é necessário que cumpram os mesmo requisitos aplicados aos condutores de transporte de passageiros: carta de condução, registo criminal limpo e seguro do meio de transporte. Numa primeira fase, o UberEATS passará mais por motos mas a empresa assegura que os todos os veículos podem desempenhar estas funções, nomeadamente, bicicletas. Segundo Rui Bento, neste momento, já foram celebradas dezenas de parcerias.

Como funciona?

Depois de descarregar a aplicação UberEATS ou aceder a ubereats.com e registar-se, sendo que se já tiver uma conta Uber, poderá usar o mesmo nome de utilizador e senha, o primeiro passo será o indicar do endereço de entrega, segue-se a escolha do restaurante e os pratos desejados. Se estiver a viajar com a Uber, a aplicação irá sincronizar com o UberEATS para indicar quanto tempo irá demorar a entrega da refeição após chegar ao seu destino. De qualquer forma, a aplicação permitirá sempre acompanhar todos os passos do pedido em tempo real, desde a sua receção no restaurante (que passa então à confeção), até ao trajeto pelo parceiro da entrega. Ainda para facilitar esta experiência, a equipa que desenvolveu a app, criou filtros para detalhar a escolha, e torná-la mais rápida, bem como uma área de recomendações personalizadas e uma outra de agendamento de pedios e entregas.

Tal como acontece no serviço de transporte de passageiros, e em prol da sua máxima da transparência, a UberEATS também convida o utilizador a avaliar a sua experiência.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.