[weglot_switcher]

UE abre candidaturas à procura de soluções para alterações climáticas

Está em cima da mesa um prémio de dez mil euros para o vencedor da mais recente edição do ClimateLaunchpad.
26 Março 2024, 14h11

A União Europeia abriu as candidaturas para a nova edição do ClimateLaunchpad, estando à procura das melhores ideias que estejam a combater as alterações climáticas. O programa tem as candidaturas abertas até ao próximo dia 8 de maio e disponibiliza dez mil euros em prémios.

Trata-se da “maior competição cleantech do mundo” e em Portugal é organizada pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, pela OERN – Ordem dos Engenheiros Região Norte e ainda pelo Fórum Oceano/Hub Azul. Esta edição conta ainda com o apoio da 3xP Global, Câmara Municipal de Matosinhos, Vieira de Almeida, Crowe, Galp, Prio, Smart Waste Portugal e Pacto Português para os Plásticos.

“A iniciativa da União Europeia quer fazer crescer os projetos cleantech de todo o mundo nas categorias de agricultura, ar e meio ambiente, energia limpa, indústria limpa, armazenamento de energia, eficiência, transporte e água”, indica a UPTEC em comunicado.

Os três vencedores da final nacional do ClimateLaunchpad vão “representar Portugal na final regional da competição, usufruir de incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses, além de mentoria, formação e outros prémios atribuídos pelos parceiros do programa avaliados em 10 mil euros”.

“Desde o início desta competição, em 2014, já se candidataram ao ClimateLaunchpad quase 15 mil ideias de negócio de 60 países de todo o mundo. As cinco mil empresas ‘verdes’ que passaram no programa já receberam mais de 500 milhões de euros em investimento externo”, destacou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.