[weglot_switcher]

UE vai partilhar mais de 200 milhões de vacinas com os países mais necessitados até ao fim de 2021

Segundo a presidente da Comissão Europeia, “a vacinação é fundamental” e por isso “é essencial garantir o acesso às vacinas contra a Covid-19 em países de todo o mundo”.
23 Julho 2021, 14h49

A Equipa Europa (constituída União Europeia, as suas instituições e os seus 27 Estados-Membros) vai partilhar mais de 200 milhões de vacinas com os países mais necessitados até ao fim de 2021.

Em comunicado a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen refere que a “Equipa Europa assume a responsabilidade de ajudar o mundo a combater o vírus, em todo o lado. A vacinação é fundamental — por isso é essencial garantir o acesso às vacinas contra a COVID-19 em países de todo o mundo. Estaremos compartilhando mais de 200 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 com países de baixo e médio rendimento até o final deste ano”.

Segundo a missiva, até ao momento, a Covax já distribuiu 122 milhões de doses a 136 países.

https://jornaleconomico.pt/noticias/ue-so-enviou-3-das-160-milhoes-de-doses-de-vacinas-contra-a-covid-19-aos-paises-mais-pobres-765671

Paralelamente, a Equipa Europa lançou outra iniciativa sobre fabricação e acesso a vacinas, medicamentos e tecnologias de saúde em África. A iniciativa ajudará a criar as condições certas para a fabricação local de vacinas na África, apoiada com o orçamento da UE e das instituições europeias de financiamento de desenvolvimento, como o Banco Europeu de Investimento.

A 9 de julho, a UE concordou em apoiar investimentos de larga escala na produção de vacinas pelo Instituto Pasteur em Dacar, juntamente com outras medidas de apoio. A nova fábrica vai reduzir a dependência de África em 99% nas importações de vacinas e fortalecer a resiliência futura de pandemia no continente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.