Venezuela: Quem é que (ainda) está ao lado de Nicolás Maduro?

A Rússia, China, Turquia e Cuba já manifestaram apoiar a presidência de Maduro. Para a Venezuela, manter uma relação com os quatro países significa um “seguro de vida”.

Milhares saíram às ruas da Venezuela este fim de semana para exigir a renúncia do presidente Nicolás Maduro. Os protestos surgiu no seguimento do anúncio de Juan Guaidó que autodeclarou-se líder legítimo do país a 23 de janeiro.

Para além da onda de protestos que se seguiram, esta situação provocou uma séries de declarações diplomáticas em todo o mundo. Hoje, o Governo português reconheceu oficialmente Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela juntando-se assim aos EUA, Austrália e vários países europeus que pressionam Maduro a organizar eleições oficiais.

No entanto, nem todos estão do lado do presidente interino. A Rússia, China, Turquia e Cuba já manifestaram apoiar a presidência de Maduro. Para a Venezuela manter uma relação com os quatro países significa um “seguro de vida”.

A ”CNN” recolheu o feedback  de vários cientístas políticos sobre a relação político-económica com as quatro nações.

Relacionadas

Maduro promete “rever integralmente” relações com países europeus que reconhecem Guaidó

O executivo liderado por Nicolás Maduro realçou que esta posição irá manter-se enquanto os países europeus não assumirem “uma retificação que descarte o seu apoio aos planos golpistas”.
Recomendadas
Julien de Rosa / EPA

Catedral de Notre Dame: da construção que durou 182 anos ao incêndio que devastou património da UNESCO

A Catedral de Notre Dame com mais de oito séculos de existência sofreu um incêndio de grandes dimensões na segunda-feira. As chamas consumiram dois terços do teto do templo e o pináculo acabou por ceder. A catedral quase 200 anos a ser construída.

De Tiger a Jordan: estes foram os regressos mais improváveis da história do desporto

Dos vícios de Tiger Woods à capacidade de superar as expetativas de Michael Jordan ou George Foreman. Estes atletas mostraram que a idade é apenas um número.

Os muitos milhões por trás da série Guerra dos Tronos

Fizemos as contas aos milhões associados à estreia que ninguém quer perder.
Comentários