Wall Street abre em alta, apesar de instabilidade com despedimento de Tillerson

A apoiar os ganhos nas ações estão os dados do índice de preços no consumidor nos EUA, que desaceleraram em fevereiro. O dólar recua contra o euro e as ‘yields benchmark’ descem.

Ler mais

Donald Trump voltou a fazer mudanças na Administração, criando instabilidade nos futuros de Wall Street ao longo da manhã. Apesar do impacto do despedimento do secretário de Estado Rex Tillerson, as principais bolsas norte-americanas focaram-se nos dados da inflação e acabaram por abrir com ganhos.

“Não me parece que a saída e substituição de Tillerson seja um choque para o mercado que dure muito. As mudanças na administração Trump são tão grandes”, afirmou David Kotok, chairman da Cumberland Advisors, à agência Reuters.

As notícias do despedimento – através do Twitter oficial do presidente dos EUA – seguem-se a outra saída importante. Na semana passada, também o principal conselheiro económico de Trump, Gary Cohn, abandonou o cargo.

No entanto, os mercados parecem já estar a habituar-se à rotatividade nos cargos próximos do presidente. Esta terça-feira, o índice industrial Dow Jones abriu a ganhar 0,35% para 25.267,48 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 sobe 0,28% para 2.790,70 pontos e o tecnológico Nasdaq avança 0,12% para 7.597,30 pontos.

No mercado cambial, a moeda norte-americana deprecia-se 0,26% contra o euro, fixando-se nos 1,237 dólares. Os juros das Treasuries a 10 anos recuam ligeiramente para 2,86%.

A apoiar os ganhos nas ações estão os dados do índice de preços no consumidor nos EUA, que desaceleraram em fevereiro, devido aos preços da gasolina e à moderação do valor do alojamento. A inflação mensal acelerou 0,2% em fevereiro, contra os 0,3% no mês anterior, enquanto a anual manteve-se inalterada nos 1,8%.

“Apresenta certamente algumas questões mais difíceis para o banco central se quiserem embarcar num ciclo de subidas nos juros mais agressivo na próxima semana. Qual é o ponto final? Como esperam que a inflação seja substancialmente mais elevada se já estiverem a começar a ver alguns sinais de fraqueza irregular”, acrescentou Aaron Kohli, estrategista de taxas de juro da BMO Capital Markets.

Relacionadas

Wall Street fecha mista com Nasdaq em máximos

O Nasdaq fechou em alta em contramão com os restantes índices. Os investidores aguardam os indicadores gerais da inflação que serão publicados nesta terça-feira. O consenso espera que o IPC de fevereiro aumente 0,2%, para uma taxa anual de 2,2%, e que a inflação subjacente mensal aumente 0,2%, para 1,8% na comparação anual.

Trump escolhe diretor da CIA para substituir secretário de Estado dos EUA

Anúncio foi feito pelo chefe de Estado norte-americano num comunicado a que o ‘Washington Post’ teve acesso e confirmado momentos depois pelo republicano na rede social Twitter.

“Nós entendíamo-nos bem, mas tivemos desacordos”. Trump explica demissão de Tillerson

“Com Mike Pompeo, temos uma forma de pensar similar. Tem uma energia tremenda, um tremendo intelecto, estamos sempre na mesma onda. A nossa relação é realmente boa”, afirmou Trump sobre o sucessor de Tillerson.

Democratas contestam conclusões da investigação à ingerência russa nas eleições dos EUA

A decisão do comité, composto na sua maioria por republicanos, indignou a ala democrata, que aponta o relatório preliminar como um “encerramento prematuro” da investigação.
Recomendadas

Respostas Rápidas. O que se sabe sobre a entrada em bolsa da Sonae MC?

A empresa oficializou esta quarta-feira que a operação avança até ao final do ano, sendo que o ‘free-float’ será no mínimo de 25%. Os analistas não ficaram surpreendidos pela informação recebida e ainda esperam conhecer as condições técnicas.

Sinal misto em Wall Street com o Nasdaq a estragar o ramalhete

A banca dominou Wall Street. No Dow Jones, o setor financeiro liderou os avanços: JPMorgan (+ 2,9%); Goldman Sachs (+ 2,92%); o Citigroup valorizou 3,31%, e o Bank of America que ganhou 2,58%.

Farfetch aumenta preço da entrada em bolsa para até 19 dólares por ação

Depois de o interesse dos investidores em ações tecnológicas, a Farfetch aumentou o preço das ações em cerca de dois dólares para, entre os 17 e os 19 dólares, avaliando a empresa entre 4,9 e 5,5 mil milhões de dólares.
Comentários