[weglot_switcher]

Wall Street fecha em queda e acompanha Europa

O facto do relatório de emprego para a economia norte-americana divulgado na passada sexta-feira ter saído favorável para a economia parece ter tido um efeito adverso nos mercados. Isto porque retirou certeza sobre a descida das taxas de juro pela Fed já na próxima reunião.
8 Julho 2019, 21h51

Wall Street acompanha o ambiente das congéneres europeias e fecha em baixa. O Dow Jones caiu 0,43% para 26.806,14 pontos; o S&P 500 recuou 0,46% para 2.976,57 pontos; o Nasdaq deslizou 0,71% para 7.785,79 pontos.

A economia dos Estados Unidos somou 224 mil novos empregos em junho, um dado muito acima dos 165 mil projetados pelos analistas. O mercado já descontava uma descida dos juros na próxima reunião da Fed, mas agora estas opções estão a diluir-se. O facto do relatório de emprego para a economia norte-americana divulgado na passada sexta-feira ter saído favorável para a economia parece ter tido um efeito adverso nos mercados. Isto porque retirou certeza sobre a descida das taxas de juro pela Fed já na próxima reunião.

Os investidores centram atenções para Powell, presidente da Fed, que vai testemunhar na quarta e na quinta-feira perante o Senado, numa semana em que também serão conhecidas as atas da última reunião da Reserva Federal.

No ambiente macroeconómico, esta segunda-feira foram publicados os dados do crédito ao consumo em maio. Somam 17.090 milhões de dólares acima do esperado. Mas abaixo do valor registado dos 17.460 milhões de dólares registados no mesmo mês do ano anterior.

A nível empresarial a Symantec (+2,44%) reage em forte alta depois da Broadcom ter assegurado financiamento para a opção de compra.

A Nike fechou a subir 1,91%, seguido da Procter & Gamble (+0,79%) e da Walmart (+0,69%).

Já o setor de fabricantes de semicondutores mostra-se penalizado após ter recebido uma nota pouco apelativa por parte de uma casa de investimento. NetApp e Juniper Networks estão castigadas por cortes de avaliação, diz o analista da Mtrader Ramiro Loureiro.

Ainda a nível empresarial, a Boeing (-1,35%) perdeu a encomenda da Arábia Saudita para a Airbus. As notícias dão conta que a airline low-cost saudita flyadeal cancelou a encomenda à Boeing de 50 737 MAX, num negócio avaliado em 5,9 mil milhões de dólares. Transportadora aérea vai optar por encomendar 50 A320neo da Airbus.

A Apple também se destacou nas quedas (-2,06%) depois da Rosenblatt recomendar vender, e atribuir uma perda potencial de 12%.

O petróleo West Texas caiu 0,07% para 57,47 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.