[weglot_switcher]

Wall Street impulsionada por comentários de Trump no Twitter sobre Covid-19

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no Twitter que “há luz ao fundo do túnel” depois de o estado de Nova Iorque ter reportado menos mortes devido à Covid-19 no domingo.
  • Traders work on the floor of the New York Stock Exchange (NYSE) shortly after the opening bell in New York, U.S., January 3, 2017. REUTERS/Lucas Jackson
6 Abril 2020, 15h10

Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque iniciaram a primeira sessão desta semana com ganhos expressivos, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter referido que o ritmo de contágio da Covid-19 nos estados mais afetados está a desacelerar.

A situação impulsionou o sentimento dos investidores, com os índices a registarem ganhos acima dos 3% imediatamente após o toque do sino de abertura da sessão. O estado de Nova Iorque tem sido o mais afetado e aquele que mais mortes registou devido à Covid-19, mas no domingo o número de mortes diminuiu.

Esta segunda-feira, o industrial Dow Jones ganha 4,34%, para 21.977,01 pontos; o S&P avança 3,80%, para 2.583,18 pontos; e o tecnológico Nasdaq sobe 3,69%, para 7.644,78 pontos.

Os ganhos registados esta manhã em Nova Iorque (início da tarde em Portugal) contrastam com as quedas que se fizeram sentir no fecho da sessão na sexta-feira passada, com os índices a retroceder cerca de 1,5% devido aos impactos económicos da pandemia do novo coronavírus na economia norte-americana, designadamente no mercado de trabalho. Sexta-feira passada marcou a interrupção do crescimento do número de postos de trabalho criados, que subiu de forma consecutiva durante 113 meses.

Nas empresas, destaque para a queda de mais de 5% da Delta Airlines depois de o investidor Warren Buffett ter reduzido a exposição à companhia aérea. Os bancos Citigroup e o JPMorgan Chase também cortaram o preço-alvo da ação.

Ainda na aviação, a Boeing está a subir 4,69% depois de a construtora ter anunciado a extensão da suspensão de produção nas fábricas em Washington e, por essa via, deixará de pagar salários a cerca de 30 mil trabalhadores. A empresa também suspendeu por tempo indefinido a produção em Seattle.

Nas matérias-primas, o preço do barril de petróleo está a recuar. Em Londres, o Brent, referência mundial, cede 1,96%, para 33,44 dólares. Nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate perde 3,32%, para 27,40 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.