[weglot_switcher]

Wall Street recupera das perdas e abre sessão com ganhos de 5%

Retalho, indústria aérea e banca puxam por Wall Street. Investidores reagiram com tardia aos estímulos económicos apresentados pela Reserva Federal norte-americana.
  • Traders work on the floor of the New York Stock Exchange (NYSE) shortly before the closing bell in New York, U.S., January 6, 2017. REUTERS/Lucas Jackson
24 Março 2020, 13h54

Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque iniciaram a sessão desta terça-feira com ganhos na casa dos 5%, confirmando o sinal de ganhos dado pelos futuros que subiam mais de 5%.

Poucos minutos após o toque do sino da abertura em Wall Street, o industrial Dow Jones subia 5,82%, para 19.674,82 pontos; o S&P 500 avançava 5,01%, para 2.349,50 pontos; e o tecnológico Nasdaq ganhava 4,94%, para 7.199,25 pontos.

“Ventos europeus e chineses puxam pela bolsa”, disse Ramiro Loureiro, analista de mercados do Millennium bcp. “O comportamento de hoje aparenta ser uma reação com atraso aos estímulos económicos ilimitados anunciados ontem pela Reserva Federal norte-americana (Fed), mas é possível que sejam as boas notícias vindas de Itália, onde o número de novos casos abrandou, e da China, que se prepara para aliviar restrições em algumas áreas perante dias sem casos de contágio local, estejam aqui a ser triggers importantes”, realçou o analista.

Na segunda-feira, a Fed anunciou que ia comprar ativos no montante necessário para minimizar os efeitos do novo coronavírus na economia norte-americana.

“No plano macroeconómico depois de se ter ficado a saber que na Zona Euro a entrada brusca em contração da atividade nos serviços foi de certa forma compensada pelo agravamento menor que o esperado da atividade industrial, o mercado aguarda pela indicação preliminar para os Estados Unidos”, adiantou Ramiro Loureiro.

Nas empresas, depois de quedas profundas, as companhias áreas estão em destaque no início desta sessão. Os títulos da Delta Airlines sobem mais de 14%, as ações da United Airlines valorizam 16,57% e a American Airlines avança 16,10%. A construtora aérea norte-americana, Boeing, também beneficia desta tendência positiva, avançando 15,95%.

Ainda nas empresas, os retalhistas do comércio eletrónico, Amazon e Alibaba, estão entre os top movers no início da sessão, com ganhos de 1,81% e 3,06%, respectivamente.

O setor da banca também está em terreno positivo, com o JPMorgan Chase a valorizar 4,83%, o Goldman Sachs dispara 7,89%, o BoFa ganha 5,87%, o Wells Fargo sobe 5,03% e o Morgan Stanley valoriza 7,01%.

Destaque ainda para o setor automóvel, com a Ford, General Motors e Tesla a subirem, respectivamente, 6,75%, 7,50% e 10,26%.

Nas matérias-primas, o ouro continua em alta, depois de ontem ter subido 6%, ultrapassando a fasquia dos 1.500 dólares. O metal precioso avança agora mais 6,08% para 1.662,90 dólares.

O preço do barril de petróleo prossegue a recuperação, embora ainda abaixo dos 30 dólares. Em Londres, o barril de Brent, referência mundial, sobe 2,48%, para 27,70 dólares e, nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate ganha 1,46%, para 23,70 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.