O líder do PSD, Luís Montenegro, pediu esta sexta-feira a substituição de Graça Mira-Gomes, presidente do Conselho de Fiscalização dos Serviços de Informações da República Portuguesa (SIRP)
“No Governo assumiu-se como normal o recurso aos serviços de informação em situações sem cobertura legal. Transmiti esta quinta-feira ao primeiro-ministro que considero que a secretária-geral dos Serviços de Informações da República Portuguesa deve ser substituída”, começou por referir o líder da oposição.
Considera Luís Montenegro que “a questão é muito grave e não deve passar em claro: ou o SIRP atuou sob ordens e comando direto da sua tutela e a secretária geral deve assumir isso perante o país ou o SIRP atuou por sua iniciativa e revelou uma obediência a membros de gabinetes ministeriais”.
No entender do presidente do PSD, “a suspeição criada diminuiu de forma irreparável a confiança subjacente ao secretismo que a democracia excecionalmente permite para ação dos serviços de informações”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com