A Auchan Portugal acordou com o Grupo Dia a aquisição de toda a operação em Portugal, comprando as 489 lojas Minipreço e Mais Perto, num investimento que ronda os 155 milhões de euros, foi hoje anunciado.
Auchan Portugal compra toda a operação do Grupo Dia em Portugal por 155 milhões
Num comunicado conjunto da Auchan Retail e do Grupo Dia, a que a Lusa teve acesso, as empresas informam que, com este acordo, o grupo Auchan reforça o posicionamento no setor e amplia a rede de lojas no mercado de proximidade e franchising.
O Grupo Dia sai do mercado português para centrar esforços na sua estratégia – a distribuição alimentar de proximidade – nos mercados que são mais relevantes para o seu negócio, acrescenta a informação.
A transação está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência.
O que envolve este negócio?
A Auchan Portugal assinou esta quinta-feira um acordo com o Grupo Dia, para a aquisição de 100% da sua operação em Portugal. O perímetro da operação inclui as 489 Lojas da insígnia Minipreço e Mais Perto, em próprio ou franchisado, três armazéns, além dos contratos, licenças e ativos necessários para a operação. A transação – com um valor de investimento de cerca de 155 milhões de euros – está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência e prevê-se a sua conclusão nos meses seguintes.
Quantos trabalhadores estão envolvidos?
O acordo entre Auchan e a Dia estabelece a integração dos 2.650 colaboradores do Minipreço, e prevê o reforço da posição da Auchan no formato de proximidade, graças à grande capilaridade da insígnia Minipreço em todo o país.
Como é que o Grupo Dia vai reorientar a sua atividade?
Por seu lado, o Grupo Dia aposta em sair deste mercado para se centrar no seu foco estratégico, a distribuição alimentar de proximidade, nos países onde tem uma posição de relevância que lhe permita estabelecer a sua proposta de valor com a ambição de ser a Loja de bairro e online favorita dos clientes.
Como reagiu o Grupo Dia ao negócio?
“Como demonstram os resultados, entramos numa fase de consolidação do crescimento e o nosso objetivo é que a Dia se concentre nos países onde tem potencial de crescimento. Para isso é necessário enfrentar o cenário atual e simplificar o perímetro do Grupo Dia”, explica Martín Tolcachir, CEO Global do Grupo Dia. “A decisão de vender o nosso negócio em Portugal não foi fácil, mas é a acertada para centramos os nossos esforços nos mercados onde somos mais relevantes e temos capacidade de crescer com uma única insígnia, Dia.”
O que dizem os responsáveis da Auchan?
Para o diretor-geral da Auchan Retail Portugal, Pedro Cid, “esta aquisição representa uma forte aposta da Auchan, ao juntar a sua experiência de mais de 50 anos de hipermercados em Portugal ao segmento de proximidade e também ao modelo de franchising, que é um dos pontos fortes do Minipreço. O cliente terá uma proposta completa e próxima, em todos os canais e serviços, com uma oferta variada, com forte aposta nos produtos frescos, na saúde, no preço e em todas as soluções para o dia-a-dia das famílias portuguesas. É uma solução vencedora para todas as partes: empresas, equipas, parceiros e clientes. Com todos, vamos construir uma empresa forte e de futuro”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com