[weglot_switcher]

BdP: Procura de crédito aumenta no 4º trimestre quer para empresas quer para particulares

Relativamente à procura de crédito, algumas instituições assinalaram um ligeiro aumento por parte das empresas no 4º trimestre de 2018, no segmento das PME e das grandes empresas, com maior destaque para os empréstimos de longo prazo, revela o Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito.
22 Janeiro 2019, 16h41

O Banco de Portugal divulgou hoje o Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito. No 4º trimestre de 2018, os critérios de concessão de crédito e os termos e condições gerais aplicados nos empréstimos a empresas e a particulares permaneceram, em termos globais, inalterados por comparação com o trimestre anterior, revela o inquérito.

O índice de difusão (calculado com base num inquérito aos cinco principais bancos portugueses) traduz a restritividade do mercado de crédito português. Para valores acima de zero significa um aumento da restritividade das concessões de crédito por parte dos bancos, para valores abaixo de zero uma diminuição.

Ora de acordo com os resultados do inquérito de janeiro de 2019 às cinco instituições incluídas na amostra portuguesa, no 4º trimestre de 2018 os critérios de concessão de crédito (ao nível da oferta) e os termos e condições gerais aplicados nos empréstimos a empresas e a particulares permaneceram, em termos globais, inalterados por comparação com o trimestre anterior.

Relativamente à procura de crédito, algumas instituições assinalaram um ligeiro aumento por parte das empresas no 4º trimestre de 2018, no segmento das PME e das grandes empresas, com maior destaque para os empréstimos de longo prazo.

No segmento dos particulares, algumas instituições reportaram um ligeiro aumento da procura para aquisição de habitação e para consumo e outros fins.

Para o 1º trimestre de 2019, a maioria das instituições financeiras participantes não antecipa alterações nos respetivos critérios de aprovação de crédito a empresas e a particulares, assim como na evolução da procura de crédito por parte destes dois sectores.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.