São muitos os consumidores que procuram soluções mais fáceis e compensadoras para evitar problemas na gestão do seu orçamento familiar. Uma das soluções é a transferência de um crédito, normalmente do crédito à habitação, para outra instituição bancária que garanta melhores condições.
São muitos os consumidores que procuram soluções mais fáceis e compensadoras para evitar problemas na gestão do seu orçamento familiar. Uma das soluções é a transferência de um crédito, normalmente do crédito à habitação, para outra instituição bancária que garanta melhores condições.
Mas é crucial que tome conhecimento dos passos corretos para fazer essa transferência, de forma a não correr riscos ou a não ser surpreendido com alguns encargos:
- Analisar e simular: compare as ofertas existentes de outros bancos, constatando de facto qual será a proposta mais vantajosa.
- Peça o empréstimo: após verificar qual o banco com a melhor oferta, terá que dar início a um novo financiamento, sendo necessário entregar toda a documentação necessária relativamente à sua situação financeira. Por norma, durante este procedimento necessita de pagar todas as despesas inerentes relativamente à concessão do crédito.
- Avaliação do imóvel: será feita uma nova avaliação ao imóvel, sendo que o valor do financiamento corresponde ao valor da divida, não sendo possível ultrapassar entre os 80% aos 90% do valor da avaliação.
- Nova conta: após crédito aprovado, o consumidor terá que abrir uma conta à ordem no banco para onde pretende transferir o crédito. Lembre-se que há custos de manutenção de conta e comissões associadas a esta ação, não esquecendo possíveis produtos e serviços associados.
- Fale com o seu antigo banco: é importante que se certifique que o seu antigo banco é informado desta sua decisão, com uma antecedência mínima de 10 dias. Peça uma declaração junto do seu antigo banco com o saldo em divida e guarde a mesma de modo a salvaguardar-se em situações futuras.
- Seguro de vida: associado ao novo crédito deve estar presente um seguro de vida com a descrição da nova instituição bancária.
- Nova escritura: este é o último passo para concluir toda esta operação. No entanto tenha atenção que terá alguns encargos a pagar referentes às despesas notariais.
Procure sempre por estar bem informado antes de qualquer decisão definitiva. Informe-se com a nossa equipa aqui.
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