[weglot_switcher]

Consumidores europeus querem rótulos energéticos mais inteligentes

Concebido para melhorar o acesso à informação sobre produtos relacionados com a energia no mercado da União Europeia (UE), o projeto EPREL está a desenvolver novas ferramentas para melhorar o acesso aos dados, garantir a qualidade dos mesmos e promover decisões de compra sustentáveis.
2 Julho 2025, 18h37

A maioria dos consumidores, cerca de 90%, confia na informação disponibilizada online sobre os produtos relacionados com energia para tomar decisões de compra. Contudo, o projeto EPREL Services pode ser outro auxílio para os consumidores.

Concebido para melhorar o acesso à informação sobre produtos relacionados com a energia no mercado da União Europeia (UE), o projeto EPREL está a desenvolver novas ferramentas para otimizar o acesso aos dados, garantir a qualidade dos mesmos e promover decisões de compra sustentáveis.

Este projeto oferece aos consumidores a possibilidade de pesquisar, filtrar e comparar os produtos com rotulagem energética, apresentando classificações de eficiência harmonizadas, detalhes técnicos e dados sobre custos de funcionamento.

Um inquérito revelou que as plataformas que os consumidores mais consultam para obter informação sobre os produtos são as de avaliação, teste de produtos e ferramentas de comparação de preços.

Por outro lado, as plataformas de feedback dos clientes são consultadas com menos frequência.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.