[weglot_switcher]

Tecnologia drone estreia-se no Land Rover Project Hero

O Land Rover Project Hero foi apresentado em Genebra. Este veículo de salvamento combina um Discovery com um drone para facilitar a localização e salvamento de vítimas.
9 Março 2017, 08h35

A divisão SVO (Special Vehicle Operations) da Jaguar Land Rover levou a Genebra o Project Hero, um Land Rover Discovery modificado de propósito para a Cruz Vermelha austríaca que estreia a utilização de tecnologia drone facilitar a localização e salvamento das vítimas. O drone, com uma autonomia de voo de 20 minutos, consegue levantar voo e aterrar no tejadilho do veículo, mesmo quando este está em andamento, usando para isso um sistema magnético de retenção e posicionamento, que também se estreia neste modelo. O drone consegue transmitir imagens diretamente para as equipas de emergência, que assim conseguem responder mais rápida e eficazmente a situações de alteração da paisagem, em que é mais difícil localizar as vítimas e a própria operação de busca é perigosa. O controlo do drone é feito através de um tablet, que permite ainda que os técnicos avaliem o terreno circundante durante o voo.

O Project Hero baseia-se no Discovery com motor TD6 3.0 e conta, além do drone guardado no tejadilho, com um painel deslizante traseiro e um painel fixo, destinado a aumentar os pontos de fixação de equipamento, luzes LED estrategicamente posicionadas para oferecer maior capacidade luminosa à noite e múltiplos pontos de eletricidade, com vários tipos de tomada. Além disso, este veículo está equipado com equipamento rádio multifrequência, permitindo assim o contacto em inúmeras situações. A parceria de 60 anos da Land Rover com a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho permitiu aos engenheiros da SVO criar um design ergonómico com arrumação inteligente, incluindo acesso externo através de portas laterais e de um chão deslizante.
O Project Hero terá a sua base no centro de treino da Cruz Vermelha austríaca em Erzberg e depois em Viena, a partir de junho de 2017. O drone será utilizado em simulações para desenvolver novas técnicas de apoio a situações de calamidade e em cenários de desastre natural, incluindo em ambiente noturno e em zonas de floresta densa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.