As vendas de automóveis em Portugal continuam abaixo dos níveis da pré-pandemia, mas há um nicho de mercado que está a registar crescimentos acima de 30%.
Apesar das vendas de ligeiros terem subido 1,4% em 2021 face a período homólogo, as vendas ficaram 33% do registado em 2019.
As vendas dos carros de luxo em Portugal dispararam 31% em 2021 face a 2020 para um total de 96 unidades, segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Esta análise teve em conta as quatro marcas que contam com modelos a partir dos 150 mil euros.
A Aston Martin cresceu 385% em 2021 para um total de 34 unidades, tornando-se na líder entre os carros de luxo, ultrapassando assim a Ferrari na liderança.
O modelo mais barato da Aston Martin em Portugal é o ‘Vantage’ com um preço de entrada de 210 mil euros; o mais caro é o SUV ‘Dbx’ que atinge os 251 mil euros.
Segue-se a Bentley que vendeu 26 automóveis, mais 24% face ao ano anterior. No mercado nacional, o Bentley mais barato custa 176 mil euros, o modelo Bentayga; já o mais caro atinge os 403 mil euros, o sedan Mulsanne.
Em terceiro, a italiana Ferrari caiu 23% para as 23 unidades. Por cá, o modelo mais barato é o cabriolet Ferrari Portofino (235 mil euros), com o coupé Ferrari 812 a atingir os 378 mil euros.
Por último, a também italiana Lamborghini registou uma queda de 13% para as unidades. A marca transalpina tem no Lamborghini Huracan o seu carro mais barato no mercado português: quase 271 mil euros. Já o superdesportivo Aventador (motor V12 de 6,5 litros e 740 cavalos) é o modelo mais caro 521 mil euros.
Outras duas marcas consideradas de luxo, mas cujos modelos mais baratos começam abaixo de 100 mil euros, tiveram destinos diferentes em 2011.
A Porsche registou uma quebra de 8% para as 765 unidades. Já a Maserati registou um disparo de 257% para as 25 unidades.
Em Portugal, o Porsche mais barato (718) custa quase 73 mil euros, com o modelo mais caro a ser o Porsche 911 com um preço de 138 mil euros.
Já o Maserati mais em conta começa nos 95 mil euros (Ghbli). O modelo mais caro é o Granturismo, cujo preço atinge os 267 mil euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com