[weglot_switcher]

Manuel Vicente implica José Eduardo dos Santos em vários negócios suspeitos da Sonangol

Apesar de ainda não ser claro qual o impacto real que estas denúncias por parte do antigo vice-presidente terão na investigação às atividades corruptas da petrolífera angolana, o Expresso afirma que restam poucas dúvidas a João Lourenço que José Eduardo dos Santos foi o arquiteto de facto destes negócios ruinosos.
24 Dezembro 2020, 10h32

Manuel Vicente, ex-vice-presidente de Angola, denunciou a João Lourenço, atual presidente, o envolvimento do seu antecessor na presidência, José Eduardo dos Santos, em vários dos negócios suspeitos da Sonangol que terão lesado o Estado angolano em milhões de euros. A notícia é revelada pela edição do Expresso desta semana.

O semanário reporta uma audiência presidencial entre Manuel Vicente e João Lourenço, no qual o antigo vice-presidente tentou afastar as suspeitas que sobre ele recaem, bem como sobre o general Hélder Vieira Dias, também conhecido como “Kopelipa”. Assim, Manuel Vicente terá apontado vários negócios da responsabilidade de José Eduardo dos Santos, incluindo a compra de uma frota de Airbus pelo consórcio China-Sonangol ou a construção de três edifícios detidos por altas figuras da Sonangol com fundos da petrolífera.

Restam assim poucas dúvidas, para o Estado angolano, de que terá sido José Eduardo dos Santos o cabecilha deste esquema de corrupção que fazia uso da empresa a que presidiu a sua filha, Isabel dos Santos. O antigo presidente, em resposta a estas denúncias, já terá tentado falar com João Lourenço e com o procurador-geral angolano, Hélder Pitta Gróz.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.