[weglot_switcher]

Thyssenkrupp e Tata Steel assinam maior fusão no setor do aço dos últimos 12 anos

A nova Thyssenkrupp Tata Steel vai ser a segunda maior produtora de aço na Europa, empregando cerca de 48.000 trabalhadores e com um volume de vendas estimado em 15 mil milhões de euros.
30 Junho 2018, 11h06

O conglomerado alemão Thyssenkrupp e a multinacional indiana Tata Steel fecharam esta sexta-feira a maior fusão no setor do aço desde 2006. A nova Thyssenkrupp Tata Steel vai ser a segunda maior produtora de aço na Europa, empregando cerca de 48.000 trabalhadores e com um volume de vendas estimado em 15 mil milhões de euros.

O acordo foi alcançado depois de um ano de negociações entre as duas multinacionais e surge numa altura em que a Mittal adquiriu a Arcelor, tornando-se a maior produtora de aço do mundo. Isto depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado a imposição de taxas aduaneiras de 25% na importação de aço e alumínio da União Europeia (UE).

Em comunicado, a Thyssenkrupp indica que “a joint venture com a Tata Steel é um importante marco para a transformação da empresa num grupo industrial e de serviços e levará a uma melhoria significativa dos valores financeiros”.

A nova Thyssenkrupp Tata Steel terá sede na Holanda. Em setembro, as duas empresas anunciaram que a fusão das operações europeias poderia custar cerca de 4000 postos de trabalho mas, por enquanto, desconhecem-se pormenores sobre o futuro dos empregos destas duas empresas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.