[weglot_switcher]

A nova era da banca está em discussão hoje e amanhã no SUD Lisboa

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) e a SIBS são os anfitriões da Banking Summit – Leading Into a New Era, um evento a decorrer nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Sud Lisboa. “A inovação faz parte do ADN da banca e a aplicação das novas tecnologias ao sistema financeiro não é uma novidade” diz a organização da SIBS e APB.
6 Fevereiro 2018, 06h20

Começa hoje a cimeira de dois dias, organizada  pela Associação Portuguesa de Bancos e pela SIBS, dedicada às mudanças da nova era digital e tecnológica do sector bancário.

O digital é hoje incontornável nos meios de pagamentos e no setor bancário em geral. Um dia, o presidente de um banco disse que hoje, para se ser bancário, o curso universitário certo é o de informática. Mais concretamente, quem o disse foi o presidente da Caixa de Crédito Agrícola, Licínio Pina, no Fórum Banca 2017, promovido pelo Jornal Económico e pela PwC, em novembro.

Hoje e amanhã, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) e a SIBS serão os anfitriões da Banking Summit – Leading Into a New Era, um evento que terá lugar no SUD Lisboa Hall. “A inovação faz parte do ADN da banca e a aplicação das novas tecnologias ao sistema financeiro não é uma novidade para o consumidor português. Contudo, a velocidade vertiginosa que a transformação digital imprime na sociedade de hoje em dia, torna imperiosa a promoção deste debate”, diz a organização.

Os desafios da evolução tecnológica, a mudança comportamental dos clientes, a globalização e o novo enquadramento regulatório do sector bancário serão analisados sob diferentes pontos de vista, nomeadamente, do Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da Federação Bancária Europeia, do Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, dos presidentes dos maiores bancos nacionais, de Thierry Mennesson, da Oliver Wyman e de António Raposo de Lima, da IBM.

A sessão de abertura começa às 15h00, com um discurso de Fernando Faria de Oliveira, presidente da direção da APB e de Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS.

Logo de seguida haverá uma intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Às 16h00, as “Tendências da Digitalização do Sector Bancário” serão o tema da intervenção de Thierry Mennesson, partner da Oliver Wyman.

Segue-se “A Banca da Era Digital”, um painel com moderação de Dieter Staib, partner da Oliver Wyman, em que participam James Lee, Managing Director de Treasury and Trade Solutions, do Citi, Constance Chalchat, Head of Change Management do BNP Paribas e Ignacio Villoch, Diretor de Inovação e Desenvolvimento do BBVA.

A Perspetiva Europeia é o tema da participação de Wim Mijs, CEO da Federação Bancária Europeia, às 18h00.

Às 18h30 o Governador do Banco de Portugal encerra a sessão.

No dia seguinte, quarta-feira, a sessão começa de manhã, com Pedro Siza Vieira (ministro adjunto).

Às 9:20, haverá um painel subordinado ao tema “Technological Innovation: Challenges and Opportunities”. António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal fala de “Beyond Digitalization. Beyond Banking”. Lúcia Leitão,  Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal; Paulo Cardoso do Amaral, Professor da Universidade Católica e João Freire de Andrade, responsável pelo BIG Start Ventures, compõem o painel.

Teresa Mesquita, Diretora de Gestão de Produto da SIBS fala de uma sociedade com menos dinheiro vivo em circulação (“Cashless Society”).

Por volta das 11h15,  “A Transformação Digital na Banca Portuguesa: Uma visão de topo” é o tema que leva Vítor Bento, chairman da SIBS, a intervir.

O painel conta com os principais banqueiros: Paulo Macedo, Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos; Nuno Amado, Presidente da Comissão Executiva do Banco Comercial Português; António Vieira Monteiro, Presidente da Comissão Executiva do Santander Totta; António Ramalho, Presidente do Conselho de Administração Executivo do Novo Banco e Pablo Forero, Presidente da Comissão Executiva do Banco BPI.

Prevista, mas a confirmar, está a intervenção do Presidente do Eurogrupo, o Ministro das Finanças, Mário Centeno.

“A transformação digital é uma inegável oportunidade para as empresas se redefinirem, sobretudo num contexto dinâmico e competitivo, em que a concorrência é cada vez mais global e a evolução tecnológica e digital está a alterar os paradigmas e modelos de negócio de vários setores e mercados. Esta era deve ser vista como uma época entusiasmante para consumidores, comerciantes, banca e empresas como a SIBS, que se querem manter na vanguarda das novas soluções”, afirma em comunicado Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS.

Para Fernando Faria de Oliveira, presidente da APB, “os bancos olham para as mudanças no comportamento dos consumidores e para a inovação tecnológica como uma oportunidade que têm de aproveitar. Os bancos são os próprios agentes desta mudança, ajudam a melhorar o modo de vida dos cidadãos e sabem que têm um trunfo especial na relação de parceria e confiança que estabelecem com os clientes e na segurança que lhes oferecem.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.