[weglot_switcher]

A Vida Portuguesa vai renascer na antiga Livraria Férin

No final de 2023 a Livraria Férin fechou portas. E se a história deste espaço com história chegou ao fim enquanto tal, um novo capítulo se abrirá a partir de junho. A história prossegue, desta feita com a chancela d’A Vida Portuguesa.
20 Março 2024, 11h57

A partir de junho, A Vida Portuguesa passa a ter uma nova ‘casa’, no Chiado, em Lisboa. A contagem decrescente para o fecho, no final da primavera, da sua primeira morada na capital, na Rua Anchieta, obrigou à procura de um novo espaço, quiçá com história e que fizesse parte da história lisboeta.

Foi assim que surgiu a oportunidade de ocupar aquela que foi, até muito recentemente, a icónica Livraria Férin, no nº. 72 da Rua Nova do Almada, fundada em 1840 pelas irmãs Maria Teresa e Gertrudes Férin. Inicialmente foi um Gabinete de Leitura, mas Maria Teresa viria posteriormente a transformar o espaço em Livraria. Mas não só. A Férin foi ainda tipografia e editora, e acomodou, também, uma oficina de encadernação, chegando a ser nomeada Encadernadora Oficial da Casa Real, por ordem de D. Pedro V.

Alguns dos seus ilustres clientes, como Eça de Queiroz e Fernando Pessoa, ombreavam com ‘ilustres desconhecidos’ mas indefetíveis leitores, que ali procuravam os livros que compunham o seu extenso catálogo de obras estrangeiras, a par de um vasto leque de obras de heráldica, genealogia, investigação histórica e história militar, roteiros de viagens e edições nacionais e estrangeiras de arte.

A segunda livraria mais antiga de Lisboa – cabendo o título de ‘mais antiga’ à Bertrand do Chiado – fechou as portas no final de 2023. Apesar de o trespasse ter sido proposto a todos os membros da RELI/Rede de Editores e Livreiros Independentes, ninguém do ramo se propôs a dar-lhe continuidade.

Foi assim que A Vida Portuguesa entrou em cena, tendo já anunciado que a secção de livraria ficará logo à entrada da sua nova morada, enquanto homenagem e memória da história do lugar, possível graças a um encontro de vontades entre inquilino e senhorios, a família Germano de Sousa.

A partir de junho, o nº. 72 da Rua Nova do Almada, no Chiado, a será a nova ‘casa’ d’ A Vida Portuguesa, juntando-se às outras lojas d’A Vida Portuguesa no Largo do Intendente e no Mercado Time Out Lisboa na Ribeira, e à loja Depozito, na Rua Nova do Desterro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.