[weglot_switcher]

ADSE. Preços de exames mais do que duplicam na nova tabela

Nova tabela de preços da ADSE prevê um aumento médio de 5% dos atos médicos e das consultas.
2 Março 2023, 09h01

Os preços dos exames mais do que duplicaram com a introdução da nova tabela da ADSE e as consultas também ficaram mais caras com incrementos estimados entre 28,6% e 62,5%, avança o jornal “Público” esta quinta-feira.

A mesma publicação refere que a nova tabela de preços da ADSE prevê um aumento médio de 5% dos atos médicos e das consultas.

O “Público” adianta que o conselho diretivo da ADSE procedeu a esse aumento sem avisar os beneficiários e sem o parecer do conselho geral e de supervisão. “Há aumentos que vão muito além da média, como é o caso de uma ecografia, que custa mais 134,5% ou radiografias mais 125%”, acrescenta a mesma publicação.

A nova tabela de preços da ADSE entrou em vigor esta quarta-feira mas Fernando Vaz de Medeiros, presidente da Associação Nacional de Beneficiários da ADSE, acusa que a “proposta de revisão da tabela não foi publicamente apresentada aos beneficiários”.

“Não houve qualquer alerta, qualquer comunicação aos beneficiários, nem sequer uma notícia no site alertando para o facto de que os beneficiários pagarão mais por alguns dos atos que constam da tabela”, denuncia Fernando Vaz de Medeiros, em declarações à TSF, sublinhando que poderão surgir “problemas pela disparidade de preços entre especialidades”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.