[weglot_switcher]

Alexandra Leitão critica Governo: “Se são 200 milhões de redução para o IRS, quanto está previsto para o IRC?”

“Se são 200 milhões de redução do IRS, que o Governo diz ser a sua prioridade, quanto está previsto para o IRC? Ainda menos? Ou a prioridade do desagravamento fiscal é para as empresas e não para os trabalhadores”, questionou a líder da bancada parlamentar do PS no debate de urgência sobre a descida do IRS solicitado pelo segundo partido mais votado.
  • Alexandra Leitão PS
    MIGUEL A. LOPES/LUSA
17 Abril 2024, 15h40

O Partido Socialista, através da líder parlamentar desta bancada, Alexandra Leitão, questionou esta quarta-feira o Governo sobre as mudanças que estão previstas em sede de IRS e se esta será a mudança ao nível dos impostos para os trabalhadores, como será em relação ao IRC.

“Se são 200 milhões de redução do IRS, que o Governo diz ser a sua prioridade, quanto está previsto para o IRC? Ainda menos? Ou a prioridade do desagravamento fiscal é para as empresas e não para os trabalhadores, ao contrário do que afirmou repetidamente na campanha eleitoral”, destacou Alexandra Leitão no debate de urgência solicitado pelo PS, lamentando a ausência do ministro das Finanças no debate.

O anúncio sobre o alívio fiscal foi feito por Luís Montenegro no arranque do debate do programa do XXIV Governo Constitucional, na quinta-feira passada.

“Em primeiro lugar, aprovaremos na próxima semana uma proposta de lei que altera o artigo 68.º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, introduzindo uma descida das taxas de IRS sobre os rendimentos até ao oitavo escalão, que vai perfazer uma diminuição global de cerca de 1.500 milhões de euros nos impostos do trabalho dos portugueses face ao ano passado, especialmente sentida na classe média”, afirmou o primeiro-ministro.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.