[weglot_switcher]

António Costa diz que versão final do Plano de Recuperação e Resiliência será entregue esta semana (com áudio)

“Até ao fim da presidência portuguesa tem de se finalizar todas as aprovações e também a conclusão das primeiras negociações dos planos de Recuperação e Resiliência”, frisou o primeiro-ministro.
21 Abril 2021, 11h10

O primeiro-ministro, António Costa referiu que a versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) será entregue ainda esta semana, mas não indicou um dia específico.

À margem do segundo dia da Cimeira Ibero Americana, António Costa explicou que não quer “pressionar o ministro do planeamento para dizer qual o dia desta semana que iremos entregar a nossa versão final do plano em Bruxelas”, quando comentava a aprovação do parlamento alemão da legislação da UE para emitir dívida.

Para Costa, a aprovação dos alemães “significa que uma das dúvidas que havia sobre a possibilidade de concluir a tempo e horas a retificação da decisão que permita à comissão europeia proceder à emissão de divida está removido”.

“Até ao fim da presidência portuguesa tem de se finalizar todas as aprovações e também a conclusão das primeiras negociações dos planos de Recuperação e Resiliência”, frisou o primeiro-ministro.

Quanto à neutralidade carbónica, em destaque na Cimeira, o governante destacou que “a União Europeia vai ser o primeiro continente a ser carbonicamente neutro em 2050”. “Mas o grande esforço tem de ser feito nesta década e o acordo foi obtido precisamente de uma redução de 55% das emissões até 2030”, assegurou Costa completando que “é um objetivo que tínhamos no nosso próprio país, mas há agora uma lei europeia”.

António Costa sublinhou ainda a importância da mudança nos EUA quanto ao clima, com a transição do governo de Trump para o de Biden. “Os EUA organiza amanhã uma grande conferencia mundial e a europa poderá chegar dizendo continuamos na liderança, somos os primeiros a ter esta lei do clima”, afirmou o primeiro-ministro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.