[weglot_switcher]

Aplicação chinesa permite localizar cidadãos endividados num raio de 500 metros

A aplicação chama-se “mapa dos devedores”, e foi disponibilizada aos habitantes da província de Hebei, informou o jornal ”China Daily”. A ‘app’ permite que num raio de 500 metros, um utilizador consiga localizar uma pessoa endividada. Se tudo correr como o desejado, o sistema pode tornar-se uma realidade já em 2020.
23 Janeiro 2019, 12h34

Uma província no norte da China desenvolveu uma aplicação que informa os utilizadores se estão perto ou não de alguém endividado. A app chama-se ”mapa dos devedores”, foi disponibilizada em Hebei, segundo o jornal ”China Daily”, e é um novo passo para afinar o sistema de créditos que  a China pretende implementar para categorizar cada habitante, de acordo com diferentes critérios.

O software é uma extensão do popular servidor de mensagens, WeChat e com o mapa é possível localizar os endividados que estão num raio de 500 metros do utilizador. Para além de divulgar essa primeira informação, também disponibiliza uma imagem e o motivo da dívida. Contudo, não é claro se são exibidos marcadores de identidade como o nome ou foto da pessoa, o valor da dívida ou a quem a pessoa está a dever dinheiro.

WeChat via China Daily

De acordo com a imprensa local, trata-se de uma maneira de auxiliar a localização de inadimplentes e também, permitir que aqueles que podem pagar as suas contas, mas não o fazem, sejam localizados mais facilmente.

Esta aplicação integra no sistema de crédito social da China, uma extensão da pontuação de crédito financeiro de uma pessoa que será obrigatória a partir de 2020. Além da situação económica dos cidadãos, o sistema que a China pretende implementar em defesa de uma “sociedade mais confiável”, considera o registo criminal, sendo passível de contar para a avaliação qualquer tipo de comportamento, desde a colaboração com iniciativas de solidariedade, à forma como se cuida dos animais de estimação, a existência de multas de estacionamento ou mesmo o facto de existirem registos de infrações por se fumar no interior de um transporte público, por exemplo.

Assim, um saldo positivo poderá vir a trazer vantagens, como o acesso a juros mais baixos em caso de empréstimos bancários, além de poder facilitar a compra de diferentes bens. Pela negativa, um cidadão pode ver recusada a compra de uma passagem aérea ou pode ter de pagar mais por determinado serviço.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.