[weglot_switcher]

BEI disponibiliza 27,5 milhões para apoiar descarbonização da Navigator

A verba será destinada para a construção e exploração de uma nova caldeira a biomassa numa fábrica da empresa situada na Figueira da Foz. Esta é a oitava transação feita entre o BEI e a Navigator, tendo a última operação sido assinada no ano de 2018.
3 Agosto 2020, 11h40

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai disponibilizar 27,5 milhões de euros à Navigator para a construção e exploração de uma nova caldeira a biomassa na fábrica da empresa situada na Figueira da Foz, segundo informa um comunicado do BEI esta segunda-feira, 3 de agosto.

Este projeto é o primeiro passo na estratégia de descarbonização da empresa ligada à indústria do papel lançada e tem como objetivo assegurar a neutralidade carbónica da empresa até 2035, 15 anos antes da meta da União Europeia.

“A substituição do equipamento existente por uma nova caldeira a biomassa faz parte dos investimentos que a empresa está a realizar para neutralizar as emissões de carbono, sendo considerada uma medida crucial para conservar e reforçar a sua competitividade e presença no mercado num setor cíclico, especialmente no contexto das profundas consequências económicas da atual pandemia da Covid-19”, lê-se no documento.

Esta é a oitava transação realizada entre o BEI e a Navigator, tendo a última operação sido assinada no ano de 2018, num projeto que apoiou investimentos nos domínios da inovação e da ação climática, nomeadamente o financiamento da modernização da fábrica da Figueira da Foz e da melhoria das suas tecnologias de produção, o que permitiu reduzir a energia consumida e a quantidade de produtos químicos utilizados, bem como as emissões de gases com efeito de estufa, graças à substituição dos combustíveis fósseis por um recurso acrescido à biomassa, uma fonte de energia renovável.

Emma Navarro, vice-presidente do BEI, refere que “ao impulsionar a recuperação económica após a crise da Covid-19, este projeto promoverá a economia circular e ajudará a União Europeia a alcançar o seu objetivo de neutralidade climática até 2050”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.