[weglot_switcher]

BPI e Fundação “la Caixa” oferecem 1000 computadores a escolas de todo o país

Os equipamentos vão ser entregues esta semana a mais de uma centena de escolas, anuncia o banco em comunicado.
  • Cristina Bernardo
2 Dezembro 2020, 12h42

O BPI e Fundação “la Caixa” vão oferecer 1000 computadores a escolas de todo o país. Trata-se de uma doação de equipamentos informáticos completos para apoiar o ensino digital e à distância de jovens e crianças em situação socialmente vulnerável em várias regiões do país, contribuindo para o esforço nacional de universalização da escola digital.

Os equipamentos vão ser entregues esta semana a mais de uma centena de escolas, anuncia o banco em comunicado.

A iniciativa envolve parcerias com o Ministério da Educação – que recebeu 450 equipamentos, destinados a um projeto piloto para introdução de manuais  digitais em nove escolas localizadas em várias regiões do País.

Mas também parcerias com a Câmara Municipal do Porto (que recebe 150 equipamentos); e com a Teach for Portugal (que recebe 200 computadores) – uma organização privada sem fins lucrativos com sede no Porto, integrada na rede internacional Teach For All.

O banco e a fundação estabeleceu ainda uma parceria com a  EPIS – Empresários para a Inclusão Social (que recebe 150 computadores) e também com o Banco de Bens Doados da Entreajuda (que recebe 50).

Todos estes parceiros coordenarão a entrega e distribuição dos equipamentos a escolas e alunos do ensino básico e secundário, situadas sobretudo em zonas desfavorecidas, localizadas em várias regiões do País.

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, diz no comunicado que “com esta doação pretendemos contribuir para que muitos jovens possam continuar a receber a formação adequada e a agarrar as oportunidades para romper o ciclo da desigualdade e da pobreza. A promoção do acesso à educação é um dos pilares dos programas sociais do BPI, que agora são mais necessários que nunca. O BPI vai continuar a fazer a sua parte”.

Os computadores, que estão a ser entregues com todas as licenças e software de segurança e produtividade, monitores com câmara, “ratos”, teclados e wi-fi, foram preparados pelo Banco de Bens Doados da Entrejuda, que também contribuiu com um importante apoio logístico, anuncia o BPI.

“A falta de equipamentos apropriados para as aulas à distância afeta diretamente o desempenho dos alunos em situação mais vulnerável. Encontrar formas de reduzir estes impactos para que o acesso à educação seja mais igualitário é um dos maiores compromissos da Fundação ”la Caixa”, declarou na mesma nota e a propósito desta iniciativa Artur Santos Silva, curador da Fundação ”la Caixa” e Presidente Honorário do BPI.

Na área social, o BPI e a Fundação ”la Caixa” dinamizaram diversas iniciativas, entre as quais se destacam a doação de 500 mil euros para a Campanha “Emergência Alimentar” para a distribuição de produtos alimentares básicos ou refeições confecionadas a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS); a distribuição de mais de 520 tablets a instituições de saúde e equipas de cuidados paliativos para facilitar a comunicação com doentes internados; e o investimento de 250 mil euros no projeto de produção de um ventilador português, que resultou na oferta de 25 ventiladores a hospitais portugueses.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.