[weglot_switcher]

Brexit: Holandeses a viver no Reino Unido vão receber dupla nacionalidade

Até aqui, os nacionais holandeses que pedissem cidadania britânica para evitar terem de abandonar o Reino Unido depois do Brexit, teriam de entregar o passaporte holandês.
  • Mark Rutte
10 Outubro 2017, 19h22

O governo holandês assinou um acordo com o Reino Unido para que os cidadãos a viverem no Reino Unido possam ter dupla nacionalidade, depois do Brexit. A assinatura do acordo foi anunciada, esta terça-feira, pelo primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, que afirmou ser um sinal que as pessoas são tão prioritárias como a unidade da União Europeia, nas negociações do Brexit.

“O gabinete vai preparar propostas de modernização da lei da nacionalidade, no que diz respeito a uma extensão da possibilidade de possessão de múltipla nacionalidade para emigrantes de primeira geração e imigrantes”, referiu o recém-formado governo, num comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian.

Até aqui, os nacionais holandeses que pedissem cidadania britânica para evitar terem de abandonar o Reino Unido depois do Brexit, teriam de entregar o passaporte holandês devido às limitações da dupla nacionalidade. A alteração deverá facilitar muito a vida, depois de março de 2019, aos cerca de 100 mil holandeses a viver atualmente no Reino Unido.

Em julho, Rutte tinha já defendido mudanças, como resposta a uma petição com 22 mil assinaturas sobre o assunto. Sophie in ‘t Veld, do partido liberal D66, acrescentou que a mudança pode não ser imediata, mas vai eventualmente ajudar os nacionais do país.

“É um grande avanço, mas não se aplica imediatamente. Vamos ter de legislar, mas quando o fizermos, as pessoas que emigram vão ter direito a dupla nacionalidade, apesar de os seus filhos terem de escolher uma nacionalidade única a determinada altura”, explicou sobre imigrantes de segunda geração, de acordo com o The Guardian.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.