[weglot_switcher]

Canadá. Chrystia Freeland nomeada como nova ministra das Finanças

A nomeação chega depois de Bill Morneau ter apresentando a demissão esta segunda-feira. Freeland terá agora em mãos o plano de recuperação económico do país numa altura em que as finanças do Canadá já apresentam melhorias.
  • Chrystia Freeland
18 Agosto 2020, 20h45

Justin Trudeau apontou, esta quarta-feira, a deputada Chrystia Freeland para o cargo de ministra das Finanças numa altura em que o país começa a recuperar dos impactos provocados pela pandemia da Covid-19. Olhando para o histórico de nomes que ocuparam o cargo, Freeland torna-se na primeira mulher a assumir a posição.

A nomeação chega depois de Bill Morneau ter apresentando a demissão esta segunda-feira. “Ao entrarmos numa nova fase na luta contra a pandemia (…), é tempo de um novo ministro das Finanças liderar o caminho”, disse Morneau em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias AFP. “É por isso que me demito do cargo de ministro das Finanças e deputado”, anunciou, após uma reunião com o presidente canadiano.

Freeland terá agora em mãos um plano de recuperação económico pós-Covid-19. Em maio e em junho, este indicador já apresentava melhorias apesar de no segundo semestre o PIB do país ter registado uma quebra de 12%. Espera-se que os dados atualizados sobre o produto interno bruto canadiano seja atualizados no final do mês.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.