[weglot_switcher]

Canadiana lança primeiro fundo de investimento de canábis na Europa

O fundo denominado de Medical Cannabis and Wellness ETF, estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 13 de janeiro. Vai estar cotado na Alemanha e disponibilizado para investidores no Reino Unido, Itália e Irlanda.
6 Janeiro 2020, 19h01

Devido à elevada procura, a canadiana Purpose Investments quer lançar o primeiro fundo de investimento (EFT, sigla em inglês) na Europa. Segundo a notícia avançada pelo Financial Times, esta segunda-feira, o fundo denominado de Medical Cannabis and Wellness ETF, estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 13 de janeiro.

A decisão de lançar um fundo de investimento para canábis na Europa surgiu devido ao grande interesse demonstrado por parte dos investidores, numa altura em que este tipo de investimento tem sido muito popular na América do Norte, apesar de o último ano não ter correspondido às expectativas. A notícia do jornal britânico avança ainda que o fundo vai estar cotado na Alemanha e disponibilizado para investidores no Reino Unido, Itália e Irlanda.

O fundo vai cobrar 80 pontos-base por cada 100 euros investidos e investirá em empresas públicas com atividades legais no mercado de canábis medicinal, industrial e canabidiol, uma das substâncias químicas canabinoides encontradas na canábis sativa.

Atualmente, o maior ETF de canábis do mundo é o ETFMG Alternative Harvest, cotado nos EUA, que possui 673 milhões de dólares (602 milhões de euros) em ativos, tendo perdido no ano passado cerca de 28,5%, de acordo os dados do ETFGI. O segundo maior fundo, o Horizons Medical Marijuana Life Science, situado no Canadá, possui ativos no valor de 327 milhões de doláres (292 milhões de euros) mas perdeu no ano passado 33,8%.

A Purpose Investments, que gere 8 mil milhões de dólares em ativos no Canadá, vai colaborar com o HANetf para o lançamento europeu.

O mercado legal de canábis estava avaliado em cerca de 11 mil milhões de dólares em todo o mundo em 2018 e espera-se que atinja os 50 mil milhões até 2029, de acordo com a Jefferies.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.